Treino de Musculação para Diferentes Tipos de Corpos

Sabe qual o seu tipo de corpo?  Sabia que existe Treino de Musculação para Diferentes Tipos de Corpos? Descubra o exercício de musculação mais indicado para você.

Treino de Musculação para diferentes tipos de Corpos será? A resposta é Sim! Você Já deve ter percebido que há pessoas que têm tendência para ter excesso de acúmulo peso e outras que muito dificilmente engordam.

Pois é, existe uma explicação para isto, e tem tudo a ver com o seu tipo de corpo. Descubra qual o exercício de musculação mais adequado para cada tipo de corpo.

Existe uma predisposição genética para o seu tipo de corpo e estes dividem-se entre ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Esta predisposição pode ser alterada e precisa apenas do estímulo correto.

Aqui será explicado como, mas primeiro comecemos com as características dos diferentes tipos de corpo, assim poderá perceber qual é o seu e qual o estímulo que precisa para ter o corpo que pretende.

Treino de Musculação para Diferentes Tipos de Corpos-tipos-de-corpo-560x202

Veja aqui os tipos de Treino de Musculação para diferentes tipos de Corpos

– Ectomorfos

São caraterizados por serem altos e magros. Têm baixa massa muscular e baixa massa gorda. Apresentam pernas e braços finos e longos, ombros e peito estreitos, baixo teor de gordura subcutânea e metabolismo rápido.

Uma vez que a massa magra é baixa, deve apenas preocupar-se com o aumento da massa muscular. Devido ao rápido metabolismo, não é fácil conseguir aumentar o peso, para conseguir seu treino adequado pede cargas elevadas com baixo número de repetições.

Deve realizar, 3 a 6 séries de 6 a 10 repetições entre 75 a 85% de 1 RM (Medida de Força Muscular)  e períodos de descanso de 30 a 90 segundos. Entre as séries, o grupo muscular sobre o qual incidiu o trabalho, deve descansar 48 a 72 horas. Antes de realizar este tipo de treino deverá passar sempre por uma fase de adaptação anatômica.


– Mesomorfos

São conhecidos por ter uma boa genética. Têm ombros e peito largos, cintura estreita e um metabolismo rápido. São pessoas com elevada massa muscular e baixa quantidade de massa gorda.

O tipo de treino dependerá do seu objetivo, podendo ser um treino de hipertrofia, se tiver como objetivo o aumento de massa muscular, um treino para perda de peso, ou apenas para melhorar a condição física geral.

Dessa forma, como já falamos de trabalho de resistência muscular para perda de massa gorda e para aumento de massa muscular, para um trabalho de condição física geral deverá realizar 12 a 20 repetições entre 60 a 75% de 1 RM (Medida de Força Muscular) e repouso de 30 segundos a 1 minutos entre séries.

Independentemente do seu tipo de corpo, o trabalho de resistência muscular é fundamental, uma vez que todas as ações que realizamos no dia a dia, requerem força ou resistência muscular.

O aumento ou a manutenção de força permitem com que as atividades sejam feitas com muito menos esforço e permitem manter a funcionalidade à medida que os anos vão passando. Este tipo de trabalho, vai permitir ainda a prevenção e tratamento de lesões, o aumento/manutenção da massa livre de gordura e da força, pelo que deve fazer parte de qualquer tipo de programa de treino.

Treino de Musculação para Diferentes Tipos de Corpos-tipos-de-corpo-masc

– Endomorfos

São pessoas com elevada massa gorda e baixa massa muscular. Caraterizam-se por ter excesso de gordura, pernas e braços curtos, cintura larga.

O seu treino de resistência muscular deve ter como objetivo a queima calórica, aumento de massa magra e aumento de metabolismo. O músculo ao trabalhar utiliza mais calorias que a gordura, o que quer dizer que quanto mais gordura tiver menos calorias o seu corpo vai naturalmente queimar.

A quantidade de calorias que queimamos ainda está relacionada com nosso metabolismo basal. As calorias queimadas fora do nosso metabolismo basal, têm uma contribuição reduzida relativamente à queima calórica diária.

O aumento deste metabolismo acontece através do aumento da massa muscular, dessa forma é imprescindível o trabalho de resistência muscular.

De que forma? Trabalhe grandes grupos musculares, o gasto calórico será maior quanto mais grupos musculares conseguir recrutar num só movimento, realize 7 a 12 exercícios por sessão, 2 a 3 series de 15 a 20 repetições 60 e 75% de 1 RM (Medida de Força Muscular), com um descanso de 30 a 45 segundos entre séries.

Se você gostou desse artigo sobre  Treino de Musculação para Diferentes Tipos de Corpos, deixe seu comentário. Não deixe de curtir nossa pagina.

Bons Treinos!

Deixe Seu Comentário