Spirulina e Chlorella – Você sabe qual é a diferença entre elas?

Qual é a diferença entre Spirulina e Chlorella?

Se você gosta de cuidar da saúde, você provavelmente já ouviu falar dos super alimentos spirulina e chlorella. Mas, como muitas pessoas, você pode estar curioso e um  pouco confuso quanto ao que essas algas verdes realmente podem fazer para a sua saúde, e o que as torna diferente uma da outra.

Tanto spirulina e chlorella são algas de água doce ricas em clorofila. Elas estão carregadas de nutrientes e são muitos os seus benefícios para a saúde.

Então para ajudá-lo a tirar dúvidas e resolver as diferenças entre eles, apresentando cada um deles, bem como suas diferenças e semelhanças.

Spirulina

Spirulina é uma alga simples, unicelular, micro-algas em forma de espiral que crescem naturalmente em lagos de água quente, nascentes naturais e água salgada.

Essa alga não é apenas um dos alimentos mais saudáveis do mundo – é também um dos mais antigos. De fato, os astecas usaram-na como fonte de alimento no século XVI. Com a sua abundância de vitaminas, minerais e proteínas, podemos entender totalmente porquê!

Chlorella

Chlorella emergiu mais de 2 bilhões de anos atrás, e foi a primeira forma de uma planta com um núcleo bem definido.

Ao contrário da Spirulina, a Chlorella é um microorganismo unicelular de forma esférica e tem um núcleo.

Ela cresce em água doce e é extremamente pequena, com cada célula de chlorella tendo meros dois a oito microns de largura.  Assim como Spirulina, este superalimento minúsculo carrega uma enorme carga nutritiva.

Nutrientes e benefícios de saúde da Spirulina e Chlorella

Spirulina

E considerada um dos alimentos mais completos nutricionalmente falando. É uma das fontes mais ricas de beta-caroteno. Ela tem 10 vezes  beta-caroteno que as cenouras.

É uma proteína completa, sua composição varia de 55-77% de proteína, e contém todos os aminoácidos essenciais. Também oferece uma abundância de ácidos graxos, incluindo uma das formas mais raras, ácido de gamma linolênico.


Ela também é rica em vitaminas A, B, C, E e K, bem como os minerais potássio, cálcio, cromo, cobre, ferro e magnésio. E se você ainda não estiver convencido de que ela é um ótimo complemento na sua dieta. Saiba que ela também é rica em fitonutrientes, incluindo clorofila, polissacarídeos, sulfolipídeos e glicolípidos.

Graças a estes nutrientes, Spirulina é indicada para ajudar seu corpo a combater infecções e reações alérgicas. Ele também pode proteger contra o câncer e reduzir o mau colesterol, tudo ao mesmo tempo, elevando o colesterol bom e ajudando na perda de peso.

Chlorella

Ela pode não ser tão antiga quanto a spirulina, mas pode ser tão elogiada quanto se trata de valores nutricionais. Na verdade, esta algas verdes contém a maior quantidade de clorofila de qualquer planta conhecida.

A Chlorella é rica em cartenóides beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína. É também uma fonte abundante de vitaminas B, C, D, E, K, e minerais como fósforo, cálcio, zinco, magnésio e ferro.

Tanto spirulina e chlorella são ricas em proteínas e contém mais proteína por grama do que uma porção de bife. Estes superalimentos também oferecem uma rica fonte de gorduras saudáveis, incluindo ácido oleico.

Chlorella é usada para ajudar a manter uma função hormonal saudável e boa saúde cardiovascular. Indicada também para atenuar os efeitos da quimioterapia e radiação, pressão arterial baixa e colesterol ruim. É excelente na remoção de toxinas prejudiciais do corpo.

Diferenças entre Spirulina e Chlorella

Claramente estes super alimentos são bem parecidos, mas têm diferenças marcantes, começando com sua aparência.

A Chlorella é uma alga verde, enquanto a spirulina é azul-esverdeada na cor. A cor verde apresentada pela Chlorella indica que ela é mais rica em clorofila do que a spirulina.

Ela também contém um complexo único chamado fator de crescimento da chlorella. Este fator de crescimento é causado pela sua rápida taxa de reprodução. Tem a capacidade de quadruplicar em números a cada 20-24 horas, e tem a capacidade de reparar danos aos tecidos nervosos e ajudar na produção de células.

A Spirulina é milhares de anos mais velha que a chlorella e pode ser até 100 vezes maior. Ela também é mais rica em proteínas e gorduras saudáveis, incluindo o ácido gamma-linoleico, que é essencial para manter uma mente afiada e um coração saudável.

Também oferece concentrações mais altas de fitoquímicos que ajudam a prevenir o câncer. Assim como chlorella é conhecida por propriedades de desintoxicação. A spirulina é especialmente eficaz em combater os sintomas de alergias e impulsionar o sistema imunológico.

Com seus abundantes benefícios para a saúde, é claro que qualquer um destes dois superalimentos faria uma grande adição a uma dieta saudável.

Deixe Seu Comentário