Retenção de Líquidos – Top 10 Alimentos para combater

Combata a retenção de líquidos com alimentos saudáveis

A retenção de líquidos é um problema muito comum entre homens e mulheres. A causa está por trás de mecanismos muito sofisticados para manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Já que pouco mais de dois terços dele é composto por água. Entretanto, todos os fluidos corporais, inclusive o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função.

Muitas vezes estamos somente preocupados em perder gordura. Mas também é importante eliminar os líquidos que ficam retidos para que as dietas funcionem corretamente. Não desanime, a boa notícia é que existem diversos alimentos que colaboram com o corpo para prevenir a retenção de líquidos.

Principalmente em mulheres, tem dias em que a sensação de inchaço ao acordar incomoda bastante. E com isso você fica com aquela sensação que engordou muito em apenas uma noite, e se depara com aquela barriga que nem deveria estar ali.

Esse acúmulo é um vilão contra a balança, ajudando no aumento de peso e também causando desconforto corporal. Para tentar amenizar essa situação é interessante investir em alimentos que ajudam a controlar a retenção de líquidos. Alimentos com propriedade diuréticas, que vão ajudar o trabalho que os rins realizam no corpo.

O rim é o responsável pela eliminação das toxinas

Para ficar mais claro, o rim se beneficia quando recebe certa quantidade de água e também por alimentos com teor alto desse líquido.

Os rins têm a função de filtrar e eliminar toxinas do corpo. Ao consumir água e alimentos com propriedades diuréticas vai estimular uma maior produção de urina. Através dela as toxinas serão eliminadas mais freqüentemente.

Para se beneficiar desse efeito, de preferência por alimentos crus, em forma de suco ou chá, pois tem maior aproveitamento das propriedades totais dos alimentos.

retencao-de-liquidos-alimentos

Veja nossa lista com os top 10 alimentos que podem ajudar a evitar a Retenção de Líquidos:


O abacaxi é muito indicado para casos de má digestão. Traz benefícios para o aparelho urinário, pressão arterial, tosse, bronquite, artrite e obesidade. Uma enzima chamada bromelaína auxilia a digestão e pode ajudar a dissolver coágulos sanguíneos.

A água de coco pode oferecer muitos benefícios para a saúde. Ela ajuda na redução do colesterol, pressão arterial, diarreia, desidratação; fora isso ainda tem propriedades que ajudam a tratar úlceras estomacais e depurar o sangue.

A melancia pode amenizar os sinais de envelhecimento. Previne contra o câncer e atua na eliminação do ácido úrico. Essa fruta limpa o intestino e estômago, e contribui na redução da obesidade.

O pepino é um excelente aliado também, pois é diurético e contribui para eliminar o excesso do ácido úrico; ótimos ainda para o envelhecimento e pele.

A cenoura estimula o metabolismo a trabalhar, e tem minerais que ajudam na eliminação do excesso de líquidos no corpo.

A beterraba é ótima no combate a anemia,  para problemas no fígado e é muito boa para evitar o inchaço.

A salsa  é anticancerígena, e ajuda na eliminação dos gases. É muito boa contra dores de estômago, é diurética, e ajuda a eliminar o excesso dos líquidos, celulite, cálculo renal e ainda inflamações das vias urinárias.

O melão tem propriedades que ajudam na desintoxicação alimentar e males nos rins; é também um excelente hidratante, e ajuda contra o problema da obesidade.

O dente de leão é ótimo no caso de diabetes, hemorróidas, artrite, gota, e alivia a retenção dos líquidos, e reduz também a hipertensão arterial.

Tomate tem propriedades que previnem contra o câncer, diabetes. Além de ser um diurético natural. 

Se você já tem o hábito de consumir algum ou vários alimentos dessa lista, a nossa dica é sempre tentar variar quando possível. Pois assim vai conseguir reunir o máximo de opções. Uma salada de pepino com tomate, melancia ou leão de sobremesa, por exemplo. São opções excelentes para quando estiver calor. Experimente e veja como suas medidas vão mudar.

O que evitar?

Da mesma forma que existem alimentos que ajudam no combate a retenção de líquidos, outros podem contribuir para que o desconforto aumente e agrave ainda mais o problema.

Se você sente que esta com o corpo muito inchado e a sensação de mal-estar é grande. Evite ao máximo consumir alimentos que possam fermentar durante a digestão e provocar gases. Alimentos como repolho, leite, condimentos como mostarda e ketchup, doces feitos com bastante açúcar, alimentos embutidos, enlatados e industrializados, cafeína e bebidas ricas em sódio como os refrigerantes

O sal também é considerado um super vilão causador deste problema. Por isso é necessário reduzir o seu consumo ou substituí-lo por outras especiarias na hora de temperar a refeição. Portanto, use a abuse das ervas e outros temperos na cozinha.

Deixe Seu Comentário