Reduzir o consumo de sal-Veja como

Nutricionistas informam que ao Reduzir o consumo de sal o Período de Adaptação dura cerca de Três Meses

Reduzir o consumo de sal faz bem para a saúde e também para a dieta. Isto porque, segundo a Organização Mundial da Saúde, o brasileiro ingere mais que o dobro da quantidade recomendada.

O ideal é menos que 5 gramas por dia, mas, em média, se consome 12 gramas. A nutricionista Tâmara Tambellini destaca que, culturalmente, as pessoas acreditam que comida bem temperada é sinônimo de salgada, mas isso não é verdade.

Chamado de cloreto de sódio, o sal é muito importante para o organismo. Esse mineral controla a hidratação dos tecidos e a pressão arterial,  e auxilia as funções dos neurônios e outras células.

Por outro lado, quando consumido em excesso, tem grande chance aumentar a pressão arterial, causar retenção hídrica, aumentar o risco de câncer gástrico, formar cálculos renais e impulsionar a osteoporose. Em 1 grama de sal (uma colher de café), tem cerca de 400 miligramas de sódio.

Como reduzir o consumo de sal

reduzir o consumo de sal

Nosso paladar demora, em média, três meses para se adaptar a mudança de hábitos. Portanto, antes de tudo, é preciso paciência e perseverança. A redução gradativa é essencial para não desanimar. Abaixo algumas dicas para começar a redução:

📌 Substitua o sal por outros temperos como orégano, alho, cebola, salsinha, cebolinha, alho-poró, ervas frescas ou secas (manjericão, hortelã, alecrim, tomilho e outras);

📌 Não deixe o saleiro na mesa;

📌 Experimente a comida antes de colocar o sal;

📌 Evite usar temperos artificiais;

📌 Fuja dos embutidos e industrializados.

Além do excesso de sódio, os embutidos também possuem altas concentrações de conservantes, como os nitratos e os nitritos, que são conhecidos por causarem alguns tipos de câncer.

#Alerta:

Especialistas destacam que os alimentos já prontos são os principais responsáveis pelo consumo excessivo do brasileiro. O sódio destes produtos vem, principalmente, do glutamato monossódico e dos conservantes, que não acentuam o sabor salgado e passam despercebidos.

É importante a leitura dos rótulos dos produtos, observando os ingredientes e a informação nutricional.Se na porção de sódio estiver mais que 5%, evite consumir.

Tempere seu sal

A opção de sal temperado também auxilia a reduzir o consumo de sódio, principalmente porque substitui os temperos prontos. Confira quatro receitas para fazer com o sal:

Sal de Limão

📌 Raspas de dois limões (tahiti ou siciliano);

📌 8 colheres de sopa rasas de sal grosso;

📌 Alecrim desidratado (opcional);

Soque os ingredientes em um pilão ou bata no liquidificador. Conserve em um recipiente bem fechado.

Sal de Ervas

📌 3 tipos de ervas secas a gosto;

📌 Sal;

📌 Cebola e alho desidratados (opcional);

Em um liquidificador, coloque a mesma medida de todos os ingredientes e bata. Conserve em um recipiente com tampa e use na mesma medida que o sal comum. 

Tempero Pronto Caseiro

📌 3 cebolas;

📌 8 dentes de alho;

📌 Cheiro-verde;

Descasque o alho, pique a cebola grosseiramente e coloque junto com a salsinha e a cebolinha no multiprocessador. Bata até virar uma pasta. Coloque em um pote de vidro e guarde na geladeira ou no freezer.

Gersal

📌 Sal;

📌 Gergelim;

Em um pilão ou na função pulsar do liquidificador, use quantidades iguais de sal e gergelim. Guarde em um pote com tampa, de preferência na geladeira.

Deixe Seu Comentário