Quinoa: Veja os Benefícios para a Saúde

Grãos de Quinoa contêm mais Ferro do que o Feijão e Ajudam a emagrecer. Veja outros benefícios do alimento

Os Alimentos funcionais possuem múltiplos benefícios para a saúde e quem quer manter a boa forma. A quinoa é um desses alimentos e está na lista daqueles que devem fazer parte da sua rotina diária.

Ela é menos calórica do que aparenta. A quinoa possui cerca de 330 calorias em 110g, uma quantidade bem próxima ao arroz. Se você trocar um grão pelo outro, em algumas refeições, poderá aproveitar seus benefícios.

Quinoa: Benefícios para a saúde e boa forma, confira alguns motivos para incluí-la na sua rotina.

1. Ajuda na perda de peso

A quinoa é uma excelente fonte de fibras, que contribuem para o processo de emagrecimento. Ela também é rica em triptofano, aminoácido envolvido da síntese de serotonina, substância relacionada com a sensação de bem estar, saciedade e bom humor”, diz a nutricionista.

quinoa-tipos

2. Contribui para o ganho de massa muscular

As proteínas têm papel fundamental na formação dos músculos e, de acordo com especialistas e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), neste item, ela possui quantidades similares ao leite.

Os grãos do alimento são ricos em aminoácidos essenciais ao organismo, que formam as proteínas, como valina, histidina, triptofano e isoleucina. Estes compostos não são produzidos pelo nosso organismo e só podem ser adquiridos através do consumo de alimentos. Por essa razão a quinoa é considerada um alimento de alto valor biológico.

3. Para os vegetarianos, pode substituir o feijão

O ferro encontrado nas carnes é considerado melhor para o organismo, já que seu poder de absorção é maior quando comparado ao nutriente proveniente de origem vegetal. Mas é um equívoco pensar que apenas o feijão entra na lista dos vegetais ricos em ferro. A quinoa tem em sua composição mais ferro do que o feijão.

Apenas os feijões dos tipos azuki e vermelho possuem quantidades maiores. Para os vegetarianos, é muito importante variar a fonte de ferro, não concentrando todo o cardápio em apenas uma fonte de alimento que contenha a substância. Vegetais folhosos de cor verde escura como a couve e beterraba são outros vegetais ricos em ferro.

quinoa-pote

4. Faz bem à saúde

Não contém glúten e também pode ser consumida por diabéticos. Os grãos do alimento ainda possuem ômega-3 e 6, que contribuem para a redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares.

Veja três receitas incríveis

quinoa-tabule-castanha-para

Tabule de quinoa com castanha do Pará: Rendimento 4 porções

📌 1 xícara de quinoa em grãos
2 xícaras de água ou caldo de legumes caseiro
Sumo de 1 limão tahiti
1 cebola cortada em cubos pequenos
4 tomates italianos em cubos pequenos
2 pepinos japonês em cubos pequenos
10 castanhas do Pará quebradas
Um punhado de salsinha e hortelã
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
Quanto baste de sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Coloque duas xícaras de água para ferver numa panela e, então, adicione a quinoa. Quando levantar fervura novamente, abaixe o fogo e cozinhe-a com a panela semi-tampada por 10 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 15 min. Coloque um fio de azeite e solte os grãos com um garfo.


Deixe a quinoa já cozida em uma travessa e tempere com azeite extra-virgem, limão, sal e pimenta-do-reino. Em seguida, adicione a cebola, o tomate e o pepino. Finalize com a salsinha picada e, finamente, as folhas de hortelã rasgadas na mão e as castanhas do Pará picadas na ponta da faca.

quinoa-salada-com-abobrinha

Salada de quinoa com Abobrinha: Rendimento 4 porções

📌 1 xícara de quinoa tricolor em grãos
2 xícara de caldo de legumes caseiro ou água
4 talos de alho poró
2 unidades de abobrinha brasileira
4 dentes de alho
1 cebola roxa
2 colheres de sopa de pimenta biquinho
1 maço de manjericão
2 colheres de sopa de azeite
1 colher sopa de sal rosa do himalaia

Modo de Preparo:

Coloque duas xícaras de água para ferver numa panela e então adicione a quinoa. Quando levantar fervura novamente, abaixe o fogo e cozinhe-a com a panela semi-tampada por 10 min. Desligue o fogo, tampe e deixe que descanse por mais 15 min.

Coloque um fio de azeite e solte os grãos com um garfo. Corte os talos de alho poró e passe-os rapidamente no azeite, em uma frigideira anti-aderente. Disponha a quinoa já cozida em uma travessa e tempere com azeite, sal, manjericão e o alho poró refogado. Reserve.

Corte as abobrinhas em cubos pequenos e refogue em óleo de girassol com os dentes de alho picados finamente. Reserve. Corte as cebolas em meia luas e as pimentas biquinho ao meio. Numa travessa, junte a quinoa, a abobrinha, a cebola roxa e as pimentas biquinho. Ajuste o sal e sirva.

quinoa-salada-com-beterraba

Salada de quinoa com beterraba: Rendimento 4 porções

📌 1 xic de quinoa tricolor em grãos
2 xic de caldo de legumes caseiro ou água
2 beterrabas
2 pepinos japoneses
1 bulbo de erva-doce fresca
1 cebola comum
1/2 maço de salsinha
1 limão siciliano
2 colheres de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de óleo de abacate
1 colher sopa de sal rosa do himalaia

Modo de Preparo:

Coloque duas xícaras de água para ferver numa panela e então adicione a quinoa. Quando levantar fervura novamente, abaixe o fogo e cozinhe-a com a panela semi-tampada por 10 min. Desligue o fogo, tampe e deixe que descanse por mais 15 min.

Quando pronta, coloque um fio de azeite e solte os grãos com um garfo. Suar rapidamente a cebola em cubos no azeite em uma frigideira antiaderente e reserve.

Disponha a quinoa já cozida em uma travessa e a tempere com azeite, limão, sal rosa, salsinha e adicione a cebola refogada. Reserve. Rale as beterrabas no ralo grosso e reserve.

Corte os pepinos e a erva-doce em meia luas e reserve. Numa travessa, junte a quinoa, a beterraba, pepino e erva-doce. Ajuste o tempero com sal e óleo de abacate e sirva.

Deixe Seu Comentário