Pokémon Go pode ajudar na dieta?

Pokémon Go a Febre do momento pode ajudar na sua dieta?

Os jogos eletrônicos de realidade aumentada como Pokémon Go são muito bons para ligar o piloto automático e não pensar em nada. Ocupar aquele tempo ocioso, quando está na maior preguiça. Mas também ajudam a melhorar a memória e a concentração.

Mas, se você não quiser que o jogo prejudique sua saúde é importante não passar mais de 2 horas por dia jogando. Isso é  para evitar os efeitos maléficos que estes jogos também podem trazer para a saúde.

Pokémon Go é um jogo que pode ser jogado em smartphones com Android ou IOS. Também pode ser jogado em tablets ou Ipads. Esse tipo de jogo junta o mundo real com virtual.

Pokémon Go-mini infografico

Mas nesse tipo de jogo de realidade aumentada é muito importante ter atenção ao seu redor e não ficar focado 100% na tela do aparelho. Pois se você quiser capturar os pokemons para ganhar mais pontos e evoluir, muitas vezes terá que enfrentar situações de risco como atravessar ruas ou locais desertos. E isso não é seguro quando se trata vida real, pois existe o risco de quedas, atropelamentos ou até mesmo assaltos.

Veja os aspectos Positivos e Negativos Pokémon Go

Prós

1. Favorece o raciocínio

Os jogos são ótimos estimulantes para o cérebro, sendo útil para acelerar as sinapses nervosas e melhorar o raciocínio. Fora isso, este tipo de jogo de realidade aumentada ajuda a planejar estrategicamente e organizar os pensamentos de forma mais lógica. Além disso tomar algumas decisões dentro do mundo virtual pode afetar também a vida real.

Você sabia que pequenas mudanças podem ajudar o seu cérebro a ficar mais inteligente?Bons exemplos disso são simples alterações na sua rotina.  Como por exemplo, tomar banho de olhos fechados, mudar o caminho que vai para o trabalho, escovar os dentes com a mão esquerda. 

2. Fortalecimento da circulação sanguínea

Para ser bem sucedido no jogo Pokémon Go, você precisa explorar vários lugares para achar diferentes pokemons. Muitas vezes isso será feito caminhando. A caminhada é um ótimo estimulante para a circulação sanguínea. E ainda combate o sedentarismo, pois faz com que o jogador esteja mais tempo ao ar livre, se movimentando e em exposição ao sol, o que pode ser benéfico para o ossos.


 

3. Combate a ociosidade e aumenta a Capacidade produtiva

Os jogos de realidade aumentada como o Pokemon Go ainda tem a tendência de manter a pessoa ocupada tanto física como mentalmente. Isso pode ser favorável para quebrar barreiras emocionais e para evitar ficar obcecado com o mesmo pensamento repetidamente que pode até mesmo atrapalhar a vida da pessoa.

4. Possibilita descobrir novos lugares

Como já dissemos nesse jogo é necessário ir até determinados lugares para obter recompensas. Objetos necessários para o desenvolvimento do jogador, como Pokébolas ou ovos pokemons. Em alguns casos, esses locais marcados estão em pontos turísticos do mapa. Isso quer dizer que incluem edifícios históricos ou culturais. Então, existe a possibilidade conhecer um pouco mais dos pontos turísticos e culturais da cidade enquanto estiver jogando. Já que é necessário ir até esses locais para ganhar a recompensa.

 

5. Promove a interação social

Por ter muitos pontos fixos espalhados pelo mapa da cidade, o jogo Pokémon Go tem feito aumentar o número de pessoas que se reúnem nas ruas ou praças para caçar pokémons perto deles. Nessas reuniões as pessoas podem conversar para trocar dicas do jogo e, assim, desenvolver novas amizades.

Pokémon Go-pros-e-contras

Contras

1. Causa dor no pescoço e nas costas

Apesar de todos os benefícios acima citados, como é preciso ficar olhando para a tela do celular enquanto anda, há maior risco de desenvolver má postura, pois a cabeça fica mais voltada para frente e para baixo.

Nesta posição, a cabeça  pode exercer um peso de cerca de 13 kg sobre a coluna, 8 kg a mais que o que acontece quando a cabeça está centralizada ao corpo. Desta forma, pode surgir intensa dor no pescoço e também no meio das costas.

Pokémon Go-pros-e-contras

2. Eleva o risco de acidentes

O jogo exige certa atenção e foco na tela do celular e, por isso, fica mais difícil prestar atenção ao que acontece ao redor. Isso aumenta o risco de topadas, quedas e até atropelamentos. Fora isso, o jogo foi bolado para que a caça aos pokémons fosse feita a pé. Mas muitas pessoas tentando burlar o jogo, estão jogando enquanto dirigem, o que pode acarretar em acidentes de trânsito.

3. Prejudica a visão

A proximidade da tela e dos olhos força a visão numa só direção, o que acaba sendo prejudicial à vista porque aos poucos se pode ir perdendo a visão periférica e também ao longe. Além disso, por precisar de mais concentração o jogador fica com os olhos abertos por mais tempo e pisca menos, o que acaba favorecendo a secura dos olhos que pode trazer dor e desconforto visual.

4. Pode viciar

O jogo tem a capacidade de proporcionar prazer e a possibilitar uma fuga da realidade. Também existe o risco de ficar viciado no jogo e de ficar postergando decisões relacionadas à vida real. Como o cérebro gosta de recompensas positivas. A cada etapa vencida no jogo, a pessoa passa a querer ficar jogando ainda mais. E sendo bem sucedido virtualmente acaba fugindo das atividades do dia a dia como estudar ou trabalhar, especialmente se ela não estiver contente com estas atividades.

5. Aumenta o risco de depressão

Outros aspectos negativos dos jogos eletrônicos são a diminuição do tempo máximo de atenção, favorecimento do comportamento antissocial. E além disso, pode haver o risco de confusão entre realidade e mundo virtual. O que acaba favorecendo a depressão em crianças, jovens e adolescentes.

Pokémon Go-pros-e-contras

Como desfrutar todo potencial do jogo sem prejudicar a saúde

Para conseguir aproveitar todos os benefícios que este tipo de jogo pode oferecer, sem prejudicar a saúde, é preciso ter cuidado e não passar mais de 2 a 3 horas por dia jogando. E mesmo assim deve acontecer de forma intercalada. Também é preciso ficar sempre atento à sua segurança física, mental e emocional.

Conversar com os colegas de sala de aula, do trabalho e com a família também pode ser útil para descobrir se você já está viciado, se está colocando sua vida em perigo ou se houve alguma mudança no seu comportamento depois de começar a jogar esse tipo de jogo. 

Deixe Seu Comentário