Perder peso sem dieta-11 Formas comprovadas

Perder peso sem dieta ou exercício é possível?

Como é possível perder peso sem dieta? Neste artigo abordaremos 11 maneiras de você conseguir este feito, já que aderir a um plano de dieta e exercícios físicos pode ser difícil.

Existem várias dicas comprovadas que podem ajudar a você comer menos calorias. Estas são maneiras eficazes de reduzir o seu peso, bem como prevenir o ganho de peso no futuro.

Logo abaixo estão 11 maneiras de perder peso sem dieta ou exercício. Todos elas são baseados na ciência.

Dica 1 para Perder peso sem dieta  – Mastigar Bem e Devagar

Você sabia, que seu cérebro precisa de tempo para processar, que você já consumiu o suficiente para se alimentar.

Ao mastigar mais os alimentos, consequentemente fará você comer mais lentamente, o que está associado à diminuição da ingestão de alimentos, o aumento da plenitude e consumo de porções menores.

A rapidez com que você termina suas refeições também pode afetar o seu peso. Uma revisão recente de 23 estudos observacionais pode constatar que quem come rápido tem mais propensão a ganhar peso, em comparação com quem come mais devagar.

Quem come depressa também é muito mais propenso a ser obeso. Então para adquirir o hábito de comer mais devagar, contar quantas vezes você mastiga cada garfada pode ajudar.

OBS: Comer a comida devagar pode ajudar você a se sentir mais satisfeito com menos calorias. É uma maneira fácil de perder alguns quilos e evitar o ganho de peso.

Dica 2 para Perder peso sem dieta – Use pratos menores para Junk-Foods

perder peso sem dieta - pratos-menores

O prato de comida típico de hoje é maior do que era há algumas décadas atrás.

Isso é lamentável, uma vez que você usar um prato menor pode te ajudar a comer porções menores, fazendo parecer maior.

Ao mesmo tempo, uma prato maior pode fazer uma porção parecer menor, fazendo com que você adicione mais alimentos.

Você pode usar isso a seu favor ao servir comida saudável em pratos maiores e alimentos menos saudáveis em pratos menores.

OBS: pratos menores podem enganar o seu cérebro ao fazer você pensar que está comendo mais do que realmente aparenta. Portanto, é inteligente consumir alimentos não saudáveis em pratos menores, fazendo você comer menos.

Dica 3 para Perder peso sem dieta – Comer muita proteína

perder peso sem dieta- proteina

A proteína tem poderosos efeitos sobre o apetite. Ela pode aumentar a sensação de saciedade, reduzir a fome e ajudar você a comer menos calorias.

Isso acontece porque a proteína afeta vários hormônios que desempenham um papel na fome e saciedade, incluindo a grelina e o GLP-1.

Um estudo revelou que o aumento da ingestão de proteína para 15% a 30% das calorias consumidas ajudou os participantes comerem menos 441 calorias por dia e perder 5 quilos em 12 semanas, sem restringir nada intencionalmente.

Se você atualmente toma um café da manhã à base de grãos, acho que você pode considerar uma mudança para uma opção rica em proteína, como ovos.

Em um estudo, mulheres com sobrepeso ou obesos que tinham ovos para o café da manhã comeram menos calorias no almoço em comparação com aqueles que comeram um café da manhã à base de grãos.

E ainda tem mais, eles acabaram comendo menos calorias durante o resto do dia e nas próximas 36 horas seguintes.

    Alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas incluem peitos de frango, peixe, iogurte grego, lentilhas, quinoa e amêndoas.

OBS: Ao adicionar  proteína em sua dieta causa  perda de peso “automática” e comprovada, sem exercício ou restrição consciente de calorias.

Dica 4 para Perder peso sem dieta – Guarde Snacks e Besteiras fora da Vista

perder peso sem dieta-biscoitos-salgadinhos

Armazenar alimentos não saudáveis, onde você pode vê-los constantemente pode aumentar a fome e os desejos, fazendo você comer mais. Isto também está ligado ao ganho de peso.

Um estudo recente descobriu que se os alimentos de alto teor calórico e baixo valor nutricional estiverem mais visíveis na casa, os habitantes são mais propensos a pesar mais, em comparação com pessoas que mantêm apenas frutas visíveis.

Armazenar alimentos não saudáveis fora do alcance da vista, como em armários e despensas, de forma que eles chamem menos a sua atenção quando você estiver com fome.

Por outro lado, mantenha os alimentos saudáveis bem visíveis em bancadas ou colocá-los bem na frente na sua geladeira.

OBS: Se você manter os alimentos não saudáveis no seu campo de visão, é mais provável que você faça um lanche não planejado. Isso também está conectado ao aumento de peso e obesidade. Então é melhor manter os alimentos saudáveis, como frutas, bem visíveis.

Dica 5 para Perder peso sem dieta – Comer alimentos ricos Fibras

Comer alimentos ricos em fibras pode aumentar a saciedade, ajudando você a se sentir mais satisfeito e por mais tempo.

Os estudos indicam também que um tipo especial de fibras, chamadas fibra viscosa, é particularmente útil para a perda de peso. Ele aumenta a satisfação e é capaz de reduzir a ingestão de alimentos.

Essa fibra forma um gel viscoso quando entra em contato com a água. Este gel aumenta o tempo que o organismo leva para absorver os nutrientes e também retarda o esvaziamento do estômago.

Somente em alimentos de origem vegetal é possível encontrar essa fibra viscosa. Como exemplos podemos citar o feijão, cereais de aveia, couve de Bruxelas, aspargos, laranja e sementes de linhaça.

Um suplemento para perda de peso chamado glucomannan também é muito rico em fibras viscosa.

OBS: A Fibra viscosa é particularmente útil para diminuir o apetite e a ingestão de alimentos. Esta fibra forma de gel que retarda a digestão.


Dica 6 para Perder peso sem dieta –  Beber água regularmente

Beber água regularmente pode ajudá-lo a comer menos e consequentemente a perder peso, especialmente se você beber um copo de água uns 20 a 30 minutos antes de uma refeição.

Um estudo em adultos descobriu que beber meio litro de água, cerca de meia hora antes das refeições, reduziu a fome e ajudou os participantes a comer menos calorias.

Os integrantes que beberam água antes de uma refeição perderam 44% mais peso ao longo de um período de 12 semanas, em comparação com aqueles que não beberam.

Se você substituir bebidas carregadas de calorias – como refrigerante ou suco – por água, você pode ter um efeito ainda maior.

OBS: Beber água antes das refeições pode ajudá-lo a ingerir menos calorias. Substituir bebidas açucaradas por água é muito benéfico.

Dica 7 para Perder peso sem dieta – Sirva-se de pequenas porções

O tamanho das porções aumentaram consideravelmente durante as últimas décadas, especialmente nos restaurantes.

Grandes porções incentivam as pessoas a comer mais, e têm sido associados a um aumento no ganho de peso e a obesidade.

Um estudo em adultos descobriu que dobrando o tamanho da porção no jantar iniciou o aumento da ingestão de calorias em 30%.

Servindo-se apenas de um pouco menos do que o habitual pode ajudar você a comer significativamente menos calorias. E você provavelmente não vai nem notar a diferença.

OBS: Aumentar o tamanho das porções têm sido associado à epidemia de obesidade, e pode incentivar crianças e adultos a ingerir mais calorias.

Dica 8 para Perder peso sem dieta – Comer, sem distrações eletrônicas

perder peso sem dieta-mulher-comendo-smartphone

Se você passar a prestar atenção ao que você come pode ajudar a comer menos calorias.

As pessoas que comem enquanto estão assistindo TV ou jogando jogos de computador (Smartphones, Tablets, afins) podem perder o controle de quanto eles comem. E, por sua vez, pode levar a consumir em excesso.

Uma revisão de artigos científicos analisou os resultados de 24 estudos, e descobriu que as pessoas que estavam distraídos ao fazerem a refeição comeram cerca de 10% a mais que o normal.

Ainda vale destacar que, não prestar atenção durante uma refeição realmente tem uma influência ainda maior sobre o seu consumo total no final do dia. As pessoas que se distraíram em uma refeição comeram 25% mais calorias nas refeições seguintes do que pessoas que não estavam entretidas com alguma tecnologia.

Se tem o hábito de fazer as refeições assistindo TV ou usando o computador ou smartphone, estas calorias extras podem aparecer em forma de gordura e ter um enorme impacto sobre o seu peso a longo prazo.

OBS: As pessoas que comem enquanto estão distraídas estão mais propensas a comer demais. Prestar atenção em suas refeições pode te ajudar a comer menos e a perder peso.

Dica 9 para Perder peso sem dieta – Dormir Bem e Evitar o Estresse

perder peso sem dieta-dormir-bem

Quando se trata de saúde, sono e estresse muitas vezes são negligenciados. Mas, na verdade, ambos podem ter efeitos poderosos sobre o seu apetite e peso.

A falta de horas de sono bem dormidas pode atrapalhar hormônios de regulação do apetite como a leptina e grelina. Outro hormônio, chamado cortisol, fica com taxas elevadas quando você está estressado .

Ter esses hormônios desregulados pode aumentar a sua fome e o desejo por alimentos não saudáveis. O que levará a uma maior ingestão de calorias.

Além do mais, uma privação constante de sono e estresse podem aumentar o risco de várias doenças, incluindo diabetes tipo 2 e obesidade.

Obs: Noites mal dormidas e excesso de estresse pode perturbar os níveis de vários hormônios reguladores do apetite , fazendo você comer mais.

Dica 10 para Perder peso sem dieta – Eliminar Bebidas Cheias de Açúcar

O Açúcar, hoje pode muito bem ser o maior vilão das dietas.

Bebidas cheias de açúcar, como refrigerantes, sucos de caixa entre outros. Tem sido associados ao aumento do risco de muitas doenças Ocidentais.

É muito fácil de ingerir grandes quantidades de calorias extras dessas bebidas, porque as calorias líquidas não afetam a satisfação como o alimento sólido faz.

Ficar longe destas bebidas completamente pode proporcionar enormes benefícios para a saúde a longo prazo. Mas, note que você não deve substituir o refrigerante por suco de frutas, mesmo que seja natural, pois ele pode ser tão rico em açúcar quanto o refrigerante.

Na lista das bebidas saudáveis para beber estão a  água, café e chá verde.

OBS: Bebidas como o refrigerante têm sido associados a um risco aumentado de ganho de peso e muitas doenças. O cérebro não registra calorias líquidas como alimentos sólidos, fazendo você comer mais.

Dica 11 para Perder peso sem dieta – Sirva Comida Não Saudável em pratos Vermelhos

perder peso sem dieta-prato-vermelho

Um truque que pode parecer estranho é usar pratos vermelhos. Para ajudar você a comer menos na hora em que estiver comendo petiscos fast-food. Pelo menos, isso parece funcionar com salgadinhos e petiscos que costumam não ser saudáveis.

Um estudo observou que os voluntários comeram menos pretzels em pratos vermelhos. Em comparação aos que comeram em pratos brancos ou azuis.

A explicação pode ser que nós associamos a cor vermelha com sinais de trânsito e outros avisos de alerta feitos pelo homem.

OBS: Pratos vermelhos podem te ajudar a comer menos salgadinhos e petiscos. E isso pode ser porque a cor vermelha provoca uma reação de alerta.

Dica 12 para Perder peso sem dieta – Qualquer outra coisa?

Existem muitos hábitos de estilo de vida simples que podem ajudar você a perder peso. Alguns dos quais nada têm a ver com dietas ou exercícios convencionais.

Você pode usar pratos menores, comer mais devagar, beber água e evitar comer na frente da TV ou do computador. Priorizar alimentos ricos em proteína e em fibra viscosa também pode ajudar.

No entanto, não tente todas essas coisas ao mesmo tempo. Comece a experimentar uma dica por um tempo, e se isso funcionar bem e for possível manter o hábito para você, então inicie outra.

Não se esqueça que algumas simples mudanças podem ter um enorme impacto a longo prazo.

Deixe Seu Comentário