BCAA – Você sabe o que é?

O que é BCAA ? Para que serve? E como devo consumir?

Antes de saber o que são BCAA ’s você precisar saber o que é aminoácido. Então, para explicar de forma bem simples e resumida, – um aminoácido é um pedacinho da proteína, para o caso de querer uma explicação mais científica: Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila.

Alguns aminoácidos também podem conter enxofre. A forma mais ilustre dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, que formam as proteínas, tem, normalmente, como estrutura um carbono central (carbono alfa, quase sempre quiral) ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.

BCAA -pilulas

Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando peptídeos e proteínas. Para que as células possam produzir proteínas, elas necessitam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem produzidos pelo próprio organismo.

Funciona assim: AMINOÁCIDO -> PROTEÍNA -> MÚSCULO ( para se ter músculo, tem que ter proteína, e para se ter proteína, tem que ter aminoácidos).

Temos dois tipos de Aminoácidos, que são:

bcaa -pilula-maromba

AMINOÁCIDOS NÃO ESSENCIAIS: Aminoácidos não-essenciais ou dispensáveis são aqueles que o corpo humano pode sintetizar, quer dizer o mesmo que produzir. São eles: alanina, asparagina, ácido aspártico, ácido glutâmico, serina;

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS: Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente absorvidos e adquiridos pela ingestão de alimentos ou suplementos. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.


Algumas substâncias como a Valina, leucina e isoleucina. Você provavelmente ainda não ouviu falar sobre esses termos. Quando associados, porém, formam a cadeia ramificada de aminoácidos – reconhecida como BCAA (Branched Chain Amino Acids). Esse produto é um dos suplementos alimentares mais consumidos no mundo.

Esses três componentes representam aproximadamente um terço da constituição do tecido muscular – sendo os mais usados e oxidados durante os treinos. Eles tem um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento, já que são fonte de energia muscular. De acordo com nutricionistas, esses aminoácidos são utilizados para aumentar a resistência, diminuir a fadiga e aumentar o desempenho mental durante exercícios de longa duração. Também previnem a degradação proteica dos músculos.

O BCAA pode ser um grande aliado dos maratonistas e corredores, ainda mais aqueles que encaram treinos e provas de duas horas ou mais de duração. O suplemento tem a capacidade de ajudar a retardar o cansaço e manter o desempenho mental de maratonistas, triatletas, ciclistas e praticantes de atividades físicas em geral.

Dosagem:

A dosagem normalmente recomendada por profissionais da área é de 5 a 10 g por dia deste suplemento. A ingestão deve ser feita antes ou durante a realização dos exercícios, para retardar o cansaço, ou imediatamente após o exercício, como um coadjuvante da recuperação.

# Atenção 

É muito importante procurar um nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplementação. 

 

Deixe Seu Comentário