HIIT ou Treino Intervalado

HiiT – High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

O HIIT é uma das melhores formas de queimar gordura. Mas afinal? O que é HIIT ? Como o nome já diz, é um treinamento alternado/intervalado, no qual você alterna períodos de alta intensidade com períodos de baixa intensidade ou até com pausas totais.

hiit - mulher exercitando

 Por que fazer o HIIT?

Alguns estudos mostram que esse tipo de treinamento tem uma queima de energia proveniente da gordura maior do que aeróbicos normais de baixa intensidade.

Acesso o curso Massa Muscular Agora

A partir de 12-15 minutos, já se tem benefícios com este treinamento. Então este mínimo de tempo é necessário!

Pode ser feito em qualquer atividade aeróbica (corrida, bike, transport, escada, pular corda…). Vou usar como exemplo a bicicleta (de academia ou a normal):

hiit - treino corda

Alterne 1 minuto de pedalada moderada com 1 minuto de sprints muito forte. É importante que no período forte você dê seu máximo MESMO, caso contrário você não estará fazendo a atividade corretamente.

Outra forma de se utilizar essa técnica é com pausas passivas (você pára totalmente o exercício), desta forma fará o tiro (pedalando muito rápido) um sprint forte por exemplo, e na pausa irá ficar parado durante um tempo estipulado.

Qual a diferença entre fazer HIIT com pausa ativa ou passiva ??

hiit - treino corrida

O intervalo passivo permite que você despender mais intensidade nos próximos tiros, mas podem causar desconfortos gastrointestinais pela mudança brusca de intensidade.

Já o intervalo ativo diminui esse possível desconforto, mas provavelmente a intensidade do seu tiro será um pouco mais baixa. O tempo de baixa e alta intensidade pode variar, podem ser feitos tiros de 15 segundos a 1 minuto. Inicie com treinos de 12-15 minutos e conforme for se adaptando poderá chegar até 30 minutos  duração do treino total.

Não é recomendado que se faça HIIT todos os dias, pois ele gera um estresse metabólico alto podendo afetar seu sistema imunológico.

Portanto, recomenda-se que alterne os dias em que se faz o HIIT.

hiit - treino homem

Então está na hora de mandar essa gordura embora! E não se esqueça! Se você está começando, é imprescindível que procure orientação profissional para iniciar este treino ou até mesmo um convencional! Aí sim, terá bons resultados.

Deixe Seu Comentário