Gengibre – Benefícios para saúde

O Gengibre

Tendo sua origem no sudeste da Ásia, o gengibre foi uma das primeiras especiarias conhecida na Europa. Acredita-se que o nome “gengibre” tenha vindo do sânscrito, singabera, e signifique “moldado como um chifre”. Posteriormente, evoluiu no grego para zingiberi e depois no latim para zingiberdo.

É a raiz seca da planta que utilizamos na culinária. De sabor forte e cheiro intenso, possui uma história bem antiga, tendo sido mencionado até mesmo pelo filósofo Confúcio, cerca de 500 a.C.. Foram comerciantes árabes que acabaram o introduzindo na Europa, através da Grécia e de Roma.

Acredita-se que os romanos tenham levado o gengibre para a Inglaterra durante uma invasão. Já os portugueses foram os responsáveis pela sua introdução na África, enquanto que os espanhóis foram os que o trouxeram para a América.

O gengibre pode ser utilizado no preparo de caldas, bebidas, assados, molhos, biscoitos e bolos, por exemplo. Ele combina muito bem com uma série de outras especiarias e traz vários benefícios à saúde daqueles que o consomem.

Quais os Benefícios para saúde:

Ele é considerado uma verdadeira farmácia em miniatura. Ele possui inúmeras propriedades benéficas ao organismo humano, especialmente as relacionadas ao sistema digestivo. Na Índia é um costume comer gengibre todos os dias.

O chá de gengibre faz muito sucesso e é o preferido para o combate a gripes e resfriados. Além disto, é também um costume adicionar dois palitos de gengibre embebidos em limão e sal aos pratos na hora da refeição.

Também podemos destacar, por exemplo, a prevenção de cânceres e de doenças degenerativas, controle de gripes e de resfriados, redução de inflamação e de dores e alívio de cólicas, enxaquecas e azia.

gengibre

Prevenção de Câncer e Doenças Degenerativas

É uma poderosa arma para a prevenção de doenças degenerativas e de cânceres diversos. No caso do câncer de ovário, por exemplo, estudos recentes indicam que o gengibre em pó consegue induzir a morte celular das células cancerígenas. Além disto, também foi comprovadamente eficaz na prevenção de câncer de cólon, pois retarda o crescimento das células cancerígenas.

Ele também foi utilizado com sucesso na prevenção de lesões renais em ratos diabéticos, sendo que os que consumiram gengibre tiveram menor incidência de nefropatia diabética do que os que não consumiram.

Controle de gripes e de resfriados

Na Índia, o gengibre é o remédio preferido de todas as vovós. Ainda mais quando o assunto é relacionado a gripes e a resfriados. Muitas pessoas o utilizam há tempos como um remédio natural para a prevenção e o tratamento destas condições. Além disto, o gengibre pode ser muito bom para o tratamento de intoxicações alimentares.

Outro benefício do consumo regular do gengibre é o aumento na eficácia de absorção de nutrientes essenciais ao organismo. Com isto, o corpo fica mais forte e protegido, e claro, livre de doenças diversas.

 

Alívio de Cólicas, Enxaquecas, Azia e outras Condições

Na China, é utilizado para o alívio de cólicas menstruais. Para tanto, faz-se um chá com a raiz e adiciona-se açúcar mascavo. O alívio vem na mesma hora. Para o controlar enxaquecas ele também é muito indicado. Estudos recentes indicam que ele é capaz de parar a produção de prostaglandinas, responsável pela inflamação e dor característica da enxaqueca.

Outro benefício do seu consumo é a redução de azia. Assim como no alívio de cólicas, o chá de gengibre pode ser muito eficiente no combate à azia. Vale a pena também mencionar sua capacidade de reduzir náuseas e enjoos matinais. Neste último caso, um estudo recente concluiu que o gengibre é tão eficaz quanto a vitamina B6. Para melhores resultados é indicado come-lo com um pouco de mel.

Por fim, destacamos sua eficácia em limpar os canais de microcirculação do corpo humano, como, por exemplo, os seios nasais. Respirar vapor de gengibre pode ser, portanto, muito interessante para aqueles que sofrem de congestão nasal. Estes são apenas alguns dos benefícios do seu consumo. Com certeza, vale à pena incluí-lo na dieta.

Redução de inflamação e de dores

Ele Possui propriedades anti-inflamatórias, sendo excelente para a redução de inflamações. Além disto, ele também é um analgésico natural, capaz de diminuir dores e uma série de desconfortos.

O chá de gengibre é uma excelente pedida para quem está sofrendo de dor de garganta, por exemplo. Colocar umas gotinhas de óleo de gengibre na água do banho é também algo interessante para quem está sofrendo de dores nas articulações ou dores musculares.

Mastigar gengibre é uma boa alternativa para quem está passando por um pós-operatório, pois ele é um ótimo analgésico natural. Além disto, ele pode ser bom para quem sofre de flatulência.

Deixe Seu Comentário