Fruta Noni – Ela realmente Emagrece?

Já ouviu falar da Fruta Noni?

A Fruta Noni é oriunda de uma pequena árvore muito comum nas ilhas do Pacífico, Sudeste Asiático, Austrália e Índia, que muitas vezes cresce entre os fluxos de lava.

Historicamente, a fruta Noni foi usada para preparar corantes vermelhos e amarelos para as roupas. Tem aplicação medicinal pois já foi usada como medicamento, e normalmente aplicada na pele. O nome cientifico da fruta Noni é Morinda Citrifolia.

A fruta Noni, possui folhas, flores, caules, cascas e raízes que são usadas pela medicina para combater uma grande variedade de doenças.

Fruta Noni -frutos

Apesar de alardeado como dono de mais de 101 aplicações medicinais. Entre elas, ação anti-inflamatória e antioxidante, melhora do sistema digestivo, e até a cura do câncer. O fruto está proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o órgão, o motivo é que as poucas informações e os estudos toxicológicos disponíveis até o momento não são suficientes para liberar um consumo com segurança.

Os testes foram realizados somente em ratos. “Com o intuito de proteger e promover a saúde da população, os produtos contendo Noni não estão autorizados a serem comercializados no Brasil como alimento. Isso vai durar até que os requisitos legais que exigem a comprovação de sua segurança de uso sejam atendidos”, diz o informe.

Apesar de diversos sites na internet garantirem os benefícios do noni. Sites mostram até depoimentos de pessoas cujos males supostamente regrediram com o uso (veja no vídeo abaixo). Mas a agência cita casos de efeitos colaterais sérios.

E os Efeitos colaterais?

Por exemplo, há suspeita de que o fruto desencadeie hepatite e hepatotoxicidade. Profissionais de nutrição esclarecem que os problemas hepáticos ocorrem porque o fígado é a porta de entrada de qualquer substância no organismo, funcionando como um filtro.

Como não há pesquisas conclusivas, não se pode dizer com certeza se a causa do fenômeno é a composição nutricional da fruta ou a ingestão exagerada. A recomendação é de, no máximo, 30ml do suco por dia. Ou seja, menos do que uma xícara de café.

Mais informações Sobre a fruta

O noni cresce tanto em florestas tropicais, como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca. É, portanto, encontrado numa grande variedade de habitats: terrenos vulcânicos, ou mesmo em terra calcária.

Pode crescer até 9 m de altura e tem folhas finas simples, de coloração verde clara, com veias vincadas. A planta dá flores e frutos durante todo o ano. As flores são pequenas e brancas. A fruta contém muitas sementes e tem um forte odor quando colhida, daí que seja por vezes descrita como fruta de queijo ou fruta de vômito.

O fruto é oval e atinge de 4 a 7 cm de tamanho. Quando surge, apresenta cor verde, mudando para amarela e por fim, quase branca, altura em que o fruto é colhido. Apesar do seu cheiro classificado como desagradável, as pessoas alimentam-se deste fruto, quer cru, quer cozido.

Moradores do Sudoeste da Ásia e os aborígenes da Austrália ingerem a fruta crua com sal, ou cozida com especiarias. O fruto também contém muitas sementes que normalmente são ingeridas depois de assadas.

Fruta Noni -fruta-tamanho-batata

A planta é especialmente atrativa para as formigas-tecelãs ou tecedeiras (oecophylla), que fazem ninhos nas folhas desta planta. Essas formigas protegem a planta de certos insectos parasitas. O cheiro da fruta também atrai o morcego-da-fruta, que ajuda disseminar as sementes.

Benefícios da Fruta Noni

O chá da fruta Noni trás benefícios para cólicas, convulsões, tosse, diabetes, dores ao urinar. Tem propriedades estimulantes para o fluxo menstrual, contra febre, doenças do fígado, prisão de ventre, febre da malária e náuseas.

É também utilizada para a varíola, baço, inchaço, asma, artrite e outros problemas ósseos e articulares, câncer, cataratas, constipações, depressão, problemas digestivos, e úlceras gástricas.

Outros usos incluem o combate a hipertensão arterial, infecções, distúrbios renais, síndrome pré-menstrual, acidente vascular cerebral, dor e sedação.

O suco de fruta é usado para a artrite, diabetes, pressão alta, dores musculares, problemas menstruais, dores de cabeça, doenças cardíacas, AIDS, câncer, úlceras gástricas, entorses, depressão, senilidade, má digestão, aterosclerose, problemas de circulação.

As folhas têm sido usadas como medicamentos para dores reumáticas e inchaço das articulações, dor de estômago, disenteria, e inchaço causado por uma infecção parasitária. Essa infecção é chamada de filariose e é uma doença parasitária crônica causada por vermes nematoides.

As folhas também são usadas para combater a artrite nas articulações, para dor de cabeça quando aplicada na testa, amenizar queimaduras, feridas por aplicação direta

A casca tem sido usada na preparação de unguentos para auxiliar o parto.

A fruta que muitas vezes é aplicada sobre a pele funciona como hidratante para reduzir os sinais de envelhecimento. Uma mistura de folhas e frutos é aplicada em bolsas de infecção (abcessos), e os preparativos da raiz são usados nas feridas, como um bálsamo a varíola.

Nos alimentos, os frutos, folhas, raízes, sementes e cascas são consumidos. O cheiro, e o sabor da fruta, bem como o suco, de Noni não são agradáveis.

Fruta Noni -fruta-detalhe

Como a Fruta Noni Age no Organismo

Ela contém vários elementos, como:

Potássio: encontrado em diversas frutas, previne contra depressão, cansaço, prisão de ventre, fraqueza muscular, insônia etc.

Arginina: aminoácido básico que inibe o crescimento de vários tumores, auxilia no processo de cicatrização de feridas, evita a perda de massa muscular após cirurgias etc.;

Flavonoides: ou bioflavonoide, antioxidante que ajuda na absorção de vitamina C, com ação anti-alérgica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica etc.;

Algumas destas substâncias podem ajudar a reparar as células deterioradas do corpo, estimulando o sistema imunológico.

Fruta Noni ajuda a Emagrecer?

Para a felicidade de muitas pessoas, outro benefício dessa fruta verdinha, parecida com a fruta do conde é o auxílio no emagrecimento, devido aos efeitos desintoxicantes e diuréticos.

A ANVISA proibiu a comercialização de produtos contendo Noni no Brasil até que os requisitos legais que comprovem de sua segurança de uso sejam atendidos. Porém, podemos encontrá-la em forma de suco engarrafado ou chá, não deixando de ser benéfica. No Estados Unidos ela é vendida em cápsulas, chás (feitos da folha) ou sucos industrializados.

Veja Algumas Curiosidades sobre a fruta Noni nesse Incrível Infográfico;

 
fruta noni-infografico

Deixe Seu Comentário