Falta de Proteína? 5 Sinais que você deveria comer mais

Descubra como o seu corpo te diz que está com Falta de Proteína.

A dieta Paleolítica, a dieta atkins, suplementos de proteínas em pó, hambúrgueres de quase 500g. Caso você ainda não tenha percebido, a nossa cultura tornou-se obcecada por consumir proteínas, o que significa que apenas uma minoria não consome o nutriente em quantidade suficiente e fica com falta de proteína no organismo.

Isso quer dizer que nós não somos conhecidos como um país que é pobre no consumo de proteínas. Também é válido lembrar que hoje em dia, a maioria das dietas da moda são em sua grande maioria incentivadoras na ingestão de proteína.

Mas apesar de nossa preocupação nacional com a proteína, algumas pessoas ainda estão evitando o consumo de fontes diretas e ricas em proteínas, ou seja são os vegetarianos.

O problema é que pode ser difícil identificar o que é considerado insuficiente, já que a ingestão recomendada de proteína é uma ampla gama, ao invés de um número fixo.  

Para ficar claro o que estamos querendo dizer é que se alguém está seguindo uma dieta de 2.000 calorias, então cerca de 50 a 150 gramas poderiam ser  de proteína no consumo diário. Fatores como nível de atividade física e influência de peso, onde a ingestão ideal pode diminuir.

Ficou preocupado de estar em falta com seu organismo? Esqueça os números apenas preste atenção para estes sinais que seu corpo está implorando por proteína:

Você Anseia por doces?

Falta de Proteína-desejo-por-doces

Um dos primeiros sinais que você está consumindo pouca proteína: Você começa ter desejos por doces e sentir que você nunca está completamente satisfeito.

Você pode até achar que uma escassez de proteína iria desencadear um desejo para comer carnes ou ovos. Mas na verdade uma das funções mais críticas da proteína é manter açúcar no sangue estável, então se você estiver com falta desse nutriente, seus níveis de glicose estarão desequilibrados, isso vai acarretar em uma  tentativa de solução rápida como doces.

Se tudo o que você comeu de manhã foi um tigela de cereais, você ter acesso a essa energia quase que de imediato, então logo logo seu nível de energia vai diminuir. E os desejos por doces aparecem nesses picos de alto e baixo nível de energia.

Seu cérebro fica Preguiçoso?

 

Falta de Proteína-cerebro-preguicoso

Ter um nível equilibrado de açúcar no sangue é essencial para manter o foco. Por isso, quando a falta de proteína atinge o organismo seus níveis de glicose ficam irregulares constantemente, você pode sentir um pouco de “preguiça-mental” você não consegue se concentrar para o trabalho, por exemplo.

Por quê? Porque você não tem um fluxo constante de carboidratos para alimentar o seu cérebro. Ingerir proteína nas refeições ajuda no tempo de liberação dos carboidratos para fornecimento de energia constante, ao invés de níveis extremos de altos e baixos.

Se você está confiando apenas em “alimentos provisórios”, como biscoitos ou pães, você só vai sentir rajadas curtas de energia mental, e voltará a ficar preguiçoso.


Seu cabelo está caindo?

Falta de Proteína-queda-capilar

A proteína é o alicerce de todas as suas células seus folículos capilares incluídos. Se os folículos capilares forem fortes, eles mantem seu cabelo em sua cabeça. Apesar das passadas de mão, dos puxões que fazemos durante todo o dia e o vento passando pelo cabelo.

Mas se você está cronicamente com falta de proteína, o nutriente de estabilização do couro cabeludo, você pode perceber seus fios começarem a cair. Embora, tenha em mente, que isso também pode ser um sinal de outros problemas como tireóide.

Você se sente fraca(o)?

Falta de Proteína-cansaco

Todos sabem que a proteína é essencial para a construção e manutenção muscular. E se você não tem o suficiente dela no corpo, seus músculos podem começar a encolher ao longo do tempo.

Como resultado, você pode se sentir fraco e incapaz de fazer os exercícios que você que costumava fazer.

Você fica doente Constantemente?

Falta de Proteína-mulher-doente

Seus músculos não são a única coisa que a proteína reforça. A proteína é necessária para construir todos os compostos do sistema imunológico. Então, se você começou a reparar que esta pegando resfriados ou outras doenças com mais frequência do que todo mundo, a deficiência de proteína boa pode ser a culpada.

Outro sinal: Você constantemente fica com arranhões. Nossa pele é um enorme órgão imunológico porque ele nos protege do meio ambiente. Se a sua pele não é forte o bastante devido a uma falta de proteína. Você pode começar a notar rachaduras e cortes (como arranhões), potencialmente expondo-lhe a patógenos que levam a infecções.

Conclusão

Esses são alguns sintomas que nosso corpo fornece quando estamos com falta de proteína em nosso organismo. Fique atento a eles e não deixe de consumi-las.

Deixe Seu Comentário