Dieta Raw – Você conhece essa dieta?

Simplificando a Dieta Raw é baseada em alimentos crus pois ajuda a perder peso e preservar nutrientes

A Dieta Raw também conhecida como raw food ou Crudivorismo aqui no Brasil, conquistou celebridades como Demi Moore e Guilhermina Guinle. Popular já a algum tempo nos Estados Unidos, o estilo raw food, está ganhando novos seguidores aqui no Brasil.

A dieta consiste em consumir legumes, verduras, grãos germinados como o germe de trigo, algas, frutas e sementes apenas. E quase sempre crus, para manter o máximo possível dos nutrientes, ou no máximo modificado por temperaturas abaixo de 42ºC. 

O living food, ou alimentação viva,  outra forma como é conhecida, alega que alimentos expostos a calor maior do que 42º C perdem as enzimas naturais. E isso torna o metabolismo das calorias mais lento. Essas enzimas ajudariam a digerir o alimento, a retardar o envelhecimento e a aumentar a energia e prevenir doenças.

dieta raw - pizza

Alimentos Crús ou Cozidos?

Como não é possível modificar as propriedades dos alimentos cozinhando-os, a dieta raw aplica outras formas para alterá-los, fazendo uso de desidratação ou trituração por exemplo.

Os alimentos quando consumidos crus conservam praticamente 100% das fibras, vitaminas e minerais presentes neles.  Isso porque eles não passam por nenhum tipo de processamento térmico ou químico.

Quem segue que esse tipo de alimentação afirma que ela traz mais saúde, mais energia, melhora a qualidade do sono, clareza mental. E ainda contribui para não poluir o meio-ambiente. Isso porque o corpo humano estaria melhor preparado para receber os alimentos da forma como eles vêm da natureza.

dieta raw- comida

Tem comprovação Científica?

Segundo quem já pratica a dieta raw, quando você passa a se alimentar dessa forma é praticamente certo que você vá emagrecer. Isso porque há uma grande presença de fibras, aumento da ingestão de vitaminas e minerais. Além de excluir o processamento térmico e eliminar alimentos proteicos que, muitas vezes, são acompanhados de gordura. Isso faz diminuir a ingestão calórica diária ao longo do dia.

Mas observe que muito do que se fala é apenas teoria, e opinião de quem já segue a dieta raw, já que não há comprovações científicas. Mas uma coisa é certa, uma lição pode ser aprendida com esta prática que é melhorar a alimentação e, consequentemente, a qualidade de vida.

Não podemos deixar de enfatizar que alguns alimentos são melhores aproveitados pelo organismo quando cozidos. Como exemplo temos o betacaroteno, presente na cenoura, e os grãos ou sementes, que precisam estar cozidas para eliminar fatores anti-nutricionais. Já que dificultam a absorção das vitaminas e minerais.

dieta raw - piramidePrós e Contras

Por isso quem opta por seguir a Dieta Raw, pode vir a ter deficiência de ferro e de algumas vitaminas e minerais, por serem mais facilmente assimiladas na forma cozida. Alguns vegetais podem ser cozidos por cinco a oito minutos, pois não há perda nutricional. E pequenas porções de carnes leves como peixe e frango também, caso decida não seguir a dieta  100% baseada em alimentos crus.

Para quem pretende seguir a dieta sem prejudicar a saúde, a dica é colorir o prato o máximo possível , pois quanto mais cores, maior a quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Se possível, adicione pequenas porções de carnes magras, como frango e peixe.

Em todos os casos, seguindo 100% ou não a Dieta Raw, é necessário e aconselhado que se tenha o acompanhamento de um nutricionista, a fim de avaliar quais as carências nutricionais da pessoa e analisar quando e como deve ser adicionado os outros alimentos que não se encaixam no estilo da Dieta Raw.

Um site em inglês com diversas receitas pode ser um bom ponto de partida para quem quiser iniciar a dieta.

dieta raw - infografico

Veja exemplos Simples que podem ajudar quem está pensando em iniciar a Dieta Raw

Suco verde:

Ingredientes
🍉 2 Pepinos
🍉 2 Maçãs
🍉 5 Talos de aipo
🍉 1 Maço de couve-manteiga
🍉 1 Maço de salsinha
🍉 1 Pedaço de 2 centímetros de gengibre fresco
🍉 Suco de 1 limão

 
Modo de preparo:

Coloque todas as verduras e hortaliças em uma centrífuga (ou bata com água no liquidificador) e beba a seguir. Se quiser, pode usar outras hortaliças bem verdes (folhade brócolis, escarola, espinafre, almeirão) e ervas frescas (coentro, hortelã)

Rende: 2 porções

Shake Verde com Hortelã, Gengibre e Manga

Ingredientes

🍉 1 banana congelada (congele uma banana bem madura, picada e sem a casca)
🍉 1 manga madura, picada
🍉 2 copos (médios) de água de coco ou água ou suco de laranja
🍉 1 xícara (chá) de couve picada
🍉 1/2 xícara (chá) de hortelã picada
🍉 1 colher (sopa) de óleo de coco
🍉 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
🍉 1/2 colher de chá de essência de baunilha
🍉 Suco de 1/4 de limão
🍉 Pitada de sal

Modo de preparo

Colocar tudo no liquidificador e beba a seguir.

Rende: 2 porções

Deixe Seu Comentário