Dieta Dr Atkins–Dicas, Alimentos e Cardápio

Veja aqui dicas sobre a Dieta Dr Atkins

A dieta Dr Atkins foi criada  pelo cardiologista norte-americano Dr Robert Atkins na década de 7. Sendo que a dieta Atkins voltou aos holofotes nos últimos anos, podendo ser considerada atualmente a dieta mais famosa do mundo. Sua principal particularidade é a restrição ao consumo de carboidratos, que devem ser substituídos por proteínas e gorduras.

Se você já ouviu falar da dieta Dr Atkins mas não sabe exatamente como ela funciona e ainda quais os alimentos que pode consumir? Continue lendo o artigo abaixo para se inteirar da Dieta Dr Atkins, um cardápio completo para seguir e também dicas de como fazer a dieta.

Dieta Dr Atkins-refeicao

A Dieta Dr Atkins funciona de que forma?

Ela pode ser conhecida como dieta da proteína, a dieta Dr Atkins é dividida em 4 etapas:

📌 Fase de Indução: Essa etapa tem duração de 15 dias, sendo que ela restringe o consumo de carboidratos a no máximo 20g por dia, com objetivo de fazer o organismo a entrar em cetose, que é quando o corpo passa a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia.

📌 Perda de Peso constante: Essa é a fase que mais dura e também a que irá propiciar o maior emagrecimento durante a dieta. Os carboidratos começam a ser reintroduzidos lentamente, com o acréscimo de 5g do nutriente por semana. Também e recomendado beber muita água, o criador da dieta também sugere para este período um maior consumo de verduras e legumes com baixo teor de amido.

📌 Pré-manutenção: Após a fase anterior de perda de peso constante, ao invés de 5, passam a ser acrescentados 10 gramas de carboidratos a cada semana, até que seja atingido o patamar onde não ocorra nem ganho nem perda de peso. O objetivo desse estágio é se preparar física e mentalmente para conseguir manter o peso atingido.

📌 Fase de manutenção: Nesta fase (que na teoria deve durar para sempre) o ponto é equilibrar a quantidade de carboidratos de maneira a manter o peso perdido, seguindo os hábitos alimentares adquiridos durante as outras 3 fases.

Só para registrar que quando a dieta Atkins cita a palavra carboidrato, ela se refere à quantidade líquida do nutriente. Ou seja, a quantidade total de carboidratos menos a quantidade de fibras do alimento. Se, por exemplo, um determinado alimento contém 5 gramas de carboidratos e 2 gramas de fibras por porção. Ele terá na verdade 3 gramas de carboidratos líquidos (ou net carbs, em inglês).

Logo Abaixo um Cardápio Completo para seguir a Dieta Dr Atkins:

Alguns alimentos não devem ser consumidos na primeira e na segunda fase da dieta, mas passam a ser permitidos na fase de pré-manutenção.

Veja os alimentos Permitidos para cada Fase da Dieta Dr Atkins:

1⃣ Fase de Indução

Dieta Dr Atkins-piramide

Como já mencionado acima, nesta etapa a quantidade de carboidratos deve ser próxima de zero. Estão liberados os alimentos com alto teor de proteínas, como carnes e ovos, e algumas poucas verduras e legumes.

Frutas (só pode mesmo o abacate, e mesmo assim somente em pequena quantidade), cereais, leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) e bebidas alcoólicas estão totalmente proibidas nesta fase.

Conheça os principais alimentos da fase de indução da dieta Dr Atkins:

📌 Carnes: estão liberadas em qualquer quantidade. Pode ser carne vermelha, carne de porco, vitela, costeletas de carneiro. O bacon está permitido, mas deve ser consumido com moderação, pois pode conter açúcar.

Já os embutidos, como salsicha, presunto, peito de peru, linguiça e salame, podem ser consumidos, mas em quantidades muito pequenas.

📌 Aves: todas as aves estão permitidas, incluindo frango, peru, marreco, ganso, avestruz, galeto, pato. Salsicha, linguiça e demais embutidos à base de frango devem ser evitados, pois contêm carboidratos.

📌 Peixes: todos os tipos de peixes estão liberados. Entre eles o bacalhau, arenque, linguado, pescadinha, salmão, sardinha, truta, atum, tilápia, cação e anchova.

📌 Frutos do mar: também são todos permitidos, incluindo lula, caranguejo, lagosta, mexilhão, ostras e camarão.

📌 Ovos: não somente estão liberados como também são uma das melhores opções de alimento para essa fase. Pois são bastante nutritivos e não tem carboidratos (só descarte as gemas apenas se você tiver problemas de colesterol alto). Podem ser ingeridos de diversas formas: fritos, cozidos, mexidos, ou na forma de omelete com as verduras permitidas.

📌 Queijos: o queijo contém carboidratos, sendo que quanto maior o teor de gordura (queijos mais amarelos) menor o teor dos carboidratos. Em média, 28 gramas de queijo amarelo (uma fatia pequena) contêm um grama de carboidrato.

Consuma, portanto, no máximo 100 gramas de queijo amarelo por dia. Queijos brancos ou cremosos, como a ricota, cottage e o minas frescal, não são permitidos. A mussarela, o queijo prato, provolone e parmesão podem todos fazer parte do cardápio, mas evite ultrapassar as 100 gramas diárias. O creme de leite também pode ser consumido nesta fase.

📌 Verduras: podem ser consumidas, mas com moderação, pois elas também contêm carboidratos. Apenas alguns legumes estão permitidos, mas você deve tomar cuidado para não ultrapassar as 15- 20 gramas diárias de carboidrato que são permitidas. Os legumes ricos em amido, como a batata, batata-doce, abóbora, inhame, cará e mandioquinha estão proibidos.

📌 Leite de coco: é permitido em todas as fases da dieta Atkins.

📌 Maionese: está permitida desde que seja consumida a versão sem carboidratos.

Veja abaixo a tabela completa com as verduras e legumes que são permitidos na fase de indução da dieta Atkins e a quantidade de carboidratos em cada um deles.

Tabela 1 – Lista com os Vegetais que tem menos carboidratos: 

VegetalQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Brotos de alfafa(16g) cru0.2
Aipo1 talo0.8
Chicória25g cru0.1
Cebolinha1 colher de sopa0.1
Pepino50g1.0
Nabo60g1.0
Endívia15g0.4
Escarola15g0.1
Erva doce45g1.8
Cogumelos35g1.2
Salsa1 colher de sopa0.1
Rabanete60 g cru0.5
Rúcula30g cru0.4
Alface45g0.4
Repolho (cru)75g1.6
Gengibre1 colher de sopa de raiz fatiada0.8

Tabela 2 – Lista com os Vegetais que tem mais carboidratos:

VegetalQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Alcachofra1/2 média3.5
Aspargos6 unidades2.4
Corações de alcachofra1 lata1.0
Berinjela50g2.0
Abacate½ inteiro1.8
Broto de bambu75g1.2
Brócolis cozido80g1.7
Brócolis cru35g0.8
Couve-de-bruxelas40g1.6
Couve-flor60g (cru)1.4
Palmito1 tolete0.7
Couve65g2.4
Alho-poró50g3.4
Quiabo80g2.4
Azeitonas verdes50.1
Azeitonas pretas50.7
Cebola20g4.3
Abóbora60g2.4
Chucrute70g (escorrido)1.2
Ervilhas60g com casca3.4
Espinafre90g2.2
Abobrinha115g2.6
Acelga85g1.8
Tomate60g4.3
Suco de limão2 colheres2.8

📌 Temperos naturais: Manjericão, Salsinha, alecrim, cebolinha, orégano, coentro e pimenta estão liberados para serem consumidos à vontade.

📌 Óleos e gorduras: não contêm carboidratos e estão liberados, mas evite exagerar na quantidade, pois suas calorias não são poucas, para se ter uma idéia cada colher contém aproximadamente 120 calorias. A manteiga, o Azeite, a canola, o óleo de soja, de girassol e de abacate estão entre os óleos e gorduras que estão permitidos.

📌 Adoçantes: são permitidos sucralose (Splenda) e o aspartame. Atente para os rótulos, pois não são poucos os adoçantes que contêm carboidratos. Se a quantidade indicada no rótulo for superior a 1 grama de carboidrato, escolha outro.

📌 Bebidas: Água, chás sem açúcar, suco em pacotinho tipo Clight (sem carboidratos) e água gaseificada estão liberados. Os refrigerantes diet devem ser evitados e consumidos somente se não houver carboidratos listados no rótulo. Isso porque poderá aumentar sua vontade de comer doces (contém adoçante).

📌 Gelatina: está liberada para ser consumida desde que seja a versão sem açúcar e com zero carboidratos.

2⃣ Fase de Perda de Peso Contínua

Após passar pelo período da fase inicial que permitia apenas 20 gramas de carboidratos por dia. Agora você vai iniciar a etapa de perda de peso constante, também conhecida como Fase 2 da Dieta Dr Atkins. A principal diferença aqui é o acréscimo de 5 gramas de carboidratos a cada semana. E a inclusão de algumas frutas de baixo índice glicêmico, como por exemplo os mirtilos e o melão.

O principal objetivo desta fase é descobrir a quantidade de carboidratos que você pode consumir enquanto continua a perder peso. Como a tolerância aos carboidratos é pode variar bastante para cada pessoa. Esse período vai ser importante para você conhecer seu corpo e saber o que funciona melhor para você.

Comece com as 25 gramas de carboidratos recomendadas por semana e vá aumentando aos poucos. Lembrando-se de continuar contando os carboidratos e também de tomar os 8 copos de água por dia.

Dieta Dr Atkins-refeicao-salmao

Além dos alimentos que já eram permitidos na fase de indução, veja quais outros são inseridos nessa segunda etapa:

Tabelas 3, 4 e 5 – Alimentos que podem ser adicionados à 2ª fase da dieta Dr Atkins: 

LaticíniosQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Requeijão 2% de gordura115g4.1
Queijo mozarella140g3.0
Ricota115g3.8
FrutasQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Mirtilo (fresco)37g4.1
Melão44g3.5
Framboesa (fresca)31g1.5
Morango (fresco)1 grande1
Nozes e frutas secasQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Amêndoas24 unidades2.3
Castanha do Pará5 unidades2.0
Sementes de girassol2 colheres de sopa1.1
Macadâmia6 unidades2.0
Pistache25 unidades2.5
Nozes7 metades1.5

Como você pode notar a partir das tabelas acima, alguns alimentos realmente contêm poucos carboidratos, mas você precisa sempre levar em consideração que a quantidade total ao final do dia não deverá ultrapassar as 25 gramas diárias estabelecidas para a primeira semana, 30 gramas para segunda e assim sucessivamente.

Se você conseguiu atingir seu objetivo estipulado de perda de peso para essa fase, então poderá passar para a próxima etapa da dieta Atkins, que é a fase de pré-manutenção.

Mas se por outro lado sua perda de peso está estagnada e você ainda está comendo os alimentos proibidos de vez em quando e em maior quantidade que deveria, continue nesta fase e tente diminuir a quantidade de carboidratos até voltar a perder peso novamente. 

3⃣ Fase de Pré-Manutenção

Esse é o momento de se despedir do últimos quilos e eliminar definitivamente a gordura excedente. Nesse momento, você provavelmente já aprendeu a controlar seu apetite e também já sabe qual é a sua tolerância diária de carboidratos.

E, ao contrário do que aparenta, esta pode ser considerada a fase mais difícil da dieta Atkins, pois é nesse momento em que todos os alimentos até então não eram permitidos são liberados e a quantidade de carboidratos liberados começa a aumentar para 10 gramas por semana.

A fase de Pré-Manutenção requer muita disciplina, pois depois de ter ficado tantos dias sem alguns alimentos (pães, frutas e batatas, por exemplo) eles podem voltar ao cardápio da dieta Atkins e por isso será necessário foco para manter o autocontrole e não exagerar nas porções para não colocar em risco todo o progresso feito até o momentos.

Agora, além dos alimentos que já eram permitidos nas duas primeiras fases, veja o que mais volta a fazer parte do cardápio da dieta Atkins.

Tabelas 6, 7 e 8 – Alimentos da terceira fase da dieta Dr Atkins:

Vegetais ricos em amidoQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Abóbora (cozida)120g7.8
CenouraUma média5.6
Batata (cozida)½ batata10.5
Batata doce100 g18
Inhame75g16.1
 Mandioca (cozida)100 g38
Legumes (cozidos)QuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Feijão preto45g6.5
Grão-de-bico45g6.5
Feijão branco45g6.3
Feijão vermelho45g5.8
Lentilha50g6
Feijão- Fava90g14.2
Feijão Manteiga90g18.1
FrutasQuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Maçã½8.7
BananaUma pequena21.2
Cereja35g4.2
Toranja (vermelha)½7.9
Uvas (vermelhas)75g13.4
Goiaba85g5.3
Kiwi18.7
Manga85g12.5
PêssegoUma pequena7.2
AmeixaUma pequena3.3
Melancia75g5.2
Cereais (cozidos)QuantidadeCarboidratos líquidos (g)
Aveia (flocos)50g19.0
Aveia (farelo)50g19.0
Arroz100g20.5

Arroz, batata-doce, mandioca e pão integral são alguns dos alimentos que também são liberados para consumo a partir dessa fase mas devem ser consumidos com muita moderação. Por se tratarem de alternativas mais saudáveis, a tendência muitas vezes é abusar do consumo e extrapolar o limite diário de carboidratos permitido.

Podemos citar a tapioca como exemplo, ela contém 85 gramas de carboidratos a cada 100g do produto – então, deve ser consumida em porções muito pequenas.

 4⃣ Fase de Manutenção

Depois de ter atingido seu objetivo de perda de peso total estabelecido, agora é a hora de transformar a dieta Atkins em um lifestyle ou filosofia de vida.

No período de pré-manutenção você já descobriu o seu equilíbrio pessoal de consumo de carboidratos, e agora deverá permanecer comendo da mesma maneira, sempre readaptando a quantidade de carboidratos logo que perceba que está começando a engordar.

Agora, você já não está mais dieta mas sim adotou uma nova maneira de se alimentar, você poderá readaptar aos poucos os alimentos que estiveram ausentes nas primeiras etapas. Neste momento todos os alimentos podem ser consumidos, mas isso não quer dizer que você tenha que colocá-los no seu cardápio diário.

Mas lembre-se açúcar, farinha branca, bebidas alcóolicas e refrigerantes devem ser definitivamente excluídos do seu dia a dia e só devem ser consumidos ocasionalmente e quando não resistir. A partir de agora, a maior parte da sua alimentação deverá ser rica em proteínas magras, gorduras boas, verduras e legumes.

Se depois das 3 primeiras fases da dieta Dr Atkins você observou que seu limite diário de carboidratos está abaixo de 50 gramas diárias. Limite ao máximo seu consumo de cereais e vegetais com alta concentração de amido, separando-os para consumo esporádico.

📌 Cardápio Completo da Dieta Dr Atkins

Agora que já descobrimos como funciona a dieta Dr Atkins e os alimentos permitidos em cada fase, vamos conhecer algumas sugestões de cardápio completo para a dieta das proteínas.

Você até poderá fazer algumas substituições, mas lembre-se de que deverá sempre contar a quantidade de carboidratos em cada alimento para não ultrapassar o limite permitido para cada fase da dieta.

– Fase de Indução

Café da manhã:

☕ Opção 1– Omelete com uma fatia de queijo amarelo;

☕ Opção 2– Ovos cozidos com uma fatia de bacon;

☕ Opção 3– Frango desfiado com um pouco de creme de leite;

☕ Opção 4– Atum em lata com uma fatia de queijo;

☕ Opção 5– Omelete de presunto e queijo amarelo;

☕ Opção 6– Ovos mexidos com cogumelos e espinafre;

☕ Opção 7– ½ abacate com um enroladinho de presunto e queijo. 

Lanche da manhã:

🍞 Opção 1– Uma gelatina sem açúcar e sem carboidratos;

🍞 Opção 2– Talos de aipo com um pouco de creme de leite;

🍞 Opção 3– ½ abacate;

🍞 Opção 4– ovo cozido temperado com azeite, sal e pimenta. 

Almoço:

🍴 Opção 1– Carne assada + folhas verdes + chips de abobrinha (fatiar as abobrinhas e levar ao forno até ficarem crocantes);

🍴 Opção 2– Peixe cozido no leite de coco + salada de folhas + ½ tomate;

🍴 Opção 3– Coxa ou sobrecoxa de frango assada com bacon + ½ xícara de brócolis + 5 azeitonas;

🍴 Opção 4– Filé de frango com molho de mostarda e creme de leite + ½ xícara de legumes;

🍴 Opção 5– Salpicão: maionese, frango desfiado, chuchu, vagem, salada a gosto, pimentão e tomate.

Lanche da Tarde:

🍎 Opção 1– 5 Azeitonas;

🍎 Opção 2– 1 pedaço de queijo amarelo;

🍎 Opção 3– Gelatina com creme de leite.


Jantar: 

🍴 Opção 1– Carne desfiada com abóbora + salada + gelatina de sobremesa;

🍴 Opção 2– Omelete com verduras a gosto;

🍴 Opção 3– Charuto de repolho com carne moída (sem arroz);

🍴 Opção 4– Linguiça assada + legumes + 5 azeitonas;

🍴 Opção 5– Bacalhau com creme de leite, azeitonas, ovos cozidos e cheiro verde;

🍴 Opção 6– Salada de atum ralado com cebola, azeitona, maionese, mostarda, pimenta e sal.

– Fase de Perda de Peso Constante

Café da manhã:

☕ Opção 1– Omelete com abobrinha, espinafre e tomates + ½ xícara de mirtilos;

☕ Opção 2– 1 xícara de chá + enroladinho de presunto e queijo + 5 morangos;

☕ Opção 3– Ovos mexidos + requeijão + linguiça grelhada + chá sem açúcar;

☕ Opção 4– Presunto + mussarela + morangos;

☕ Opção 5– 2 ovos fritos + ½ abacate + 1 fatia pequena de queijo;

☕ Opção 6– Patê de atum, maionese, cebolinha, sal e pimenta + 1 xícara de chá + ½ xícara de framboesas.

Lanche da Manhã:

🍞 Opção 1– ½ xícara de melão em cubos;

🍞 Opção 2– 7 nozes.

Almoço:

🍴 Opção 1– Bisteca frita + salada de alface, escarola e tomate+ ½ xícara de legumes;

🍴 Opção 2– Iscas de frango grelhadas + molho de creme de leite e mostarda + berinjela assada;

🍴 Opção 3– Filé mignon com shitake na manteiga + salada verde;

🍴 Opção 4– Lasanha de abobrinha (sem massa) + salada de couve-flor;

🍴 Opção 5– Bife acebolado + brócolis refogado + salada de pepino + azeitona;

🍴 Opção 6– Filé de frango grelhado + purê de abóbora + salada de chicória e rabanete.

Lanche da tarde:

🍎 Opção 1– 1 fatia de ricota;

🍎 Opção 2– ½ xícara de semente de girassol;

🍎 Opção 3– 5 morangos com creme de leite.

Jantar:

🍴 Opção 1– Sopa de abóbora com carne e couve;

🍴 Opção 2– Hambúrguer caseiro + ovos + ½ xícara de vagem cozida;

🍴 Opção 3– Frango refogado com brócolis e requeijão + salada verde;

🍴 Opção 4– Canja sem arroz + 5 nozes;

🍴 Opção 5– Linguiça + alho poró + berinjela assada.

– Fase de Pré-Manutenção

Café da manhã:

☕ Opção 1– Omelete com shimeji e tomate + ½ batata doce cozida + 1 xícara de chá ou suco clight;

☕ Opção 2– 1 fatia de pão integral com requeijão + 1 fatia de queijo + 1 fatia de melancia;

☕ Opção 3– ½ xícara de queijo cottage + ½ tapioca fininha + 1 gelatina sem açúcar.

Lanche da manhã:

🍞 Opção 1– 1 maçã ou pera;

🍞 Opção 2– 1 iogurte sem açúcar + 1 colher de aveia;

🍞 Opção 3– ½ xícara de sementes de abóbora torradas.

Almoço:

🍴 Opção 1– Carne moída refogada + 1 colher de arroz integral + 2 colheres de feijão + salada verde;

🍴 Opção 2– Frango assado + 2 colheres de purê de couve flor com creme de leite + ½ xícara de macarrão integral;

🍴 Opção 3– Peixe grelhado+ salada de beterraba + arroz integral;

🍴 Opção 4– Macarrão de abobrinha com molho de tomate e almôndegas sem farinha + salada verde;

🍴 Opção 5– Coxinha da asa assada com pimenta e alecrim + couve flor gratinada + salada de rúcula.

Lanche da tarde:

🍎 Opção 1– 10 cerejas;

🍎 Opção 2– 1 kiwi;

🍎 Opção 3– 1 fatia de queijo.

Jantar:

🍴 Opção 1– Sopa de legumes com carne + ½ batata doce assada + gelatina sem açúcar;

🍴 Opção 2– Frango grelhado no azeite com alcachofra + 2 colheres de arroz + salada de agrião;

🍴 Opção 3– Filé de peixe + salada verde + 1 xícara de broto de feijão;

🍴 Opção 4– Frango com creme de leite + salada de couve + 1 xícara de legumes;

🍴 Opção 5-Lagarto ao molho madeira + ½ xícara de tofu com cebolinha + salada de almeirão.

Dieta Dr Atkins-proteinas

Dicas 

Agora que já descobrimos quais são os alimentos permitidos na Dieta Dr Atkins e também opções e alternativas para um cardápio completo. Veja algumas dicas para conseguir conquistar suas metas e perder peso com a dieta das proteínas:

 Você deve ser preparar para iniciar a dieta. A dieta Dr Atkins vai exigir muitas mudanças na sua rotina e talvez até da sua família.

Leia sobre a dieta, conheça os efeitos colaterais, saiba quais alimentos são ou não permitidos. Aborde o assunto com sua família (o apoio deles será muito importante, ainda mais nas primeiras semanas quando você ainda está se adaptando).

Tenha consciência que você terá que dar adeus aos seus hábitos alimentares atuais e que fizeram você engordar.

Muitas pessoas que desistem de seguir a dieta Dr Atkins falham em adotar essas primeiras sugestões mais simples. E assim acabam tendo a impressão de que ela não funciona. Na verdade, se você adotar todas as orientações e não ultrapassar os limites diários de carboidratos, com certeza você conseguirá perder peso com a dieta Dr Atkins.

Mas para isso é imprescindível que faça um planejamento adequado e fique preparado fisicamente, e  emocionalmente para vencer as primeiras semanas sem suas guloseimas favoritas.

☑  Para ser bem sucedido na dieta Dr Atkins é importante que você respeite o limite de carboidratos líquidos que pode consumir diariamente. Habitue-se a ter sempre a mão (no celular ou em um pedaço de papel) uma tabela com a quantidade de carboidratos contido nos alimentos permitidos, até que com o passar do tempo você irá memorizar os valores.

☑  Beber muita água durante todas as fases é fundamental, ainda mais na fase de Indução. Como haverá um alto consumo de proteínas na dieta durante as primeiras semanas, e a água será fundamental para ajudar os rins e auxiliar a eliminação das toxinas.

☑ Não elimine as gorduras boas da dieta. Durante muito tempo publicidade com alimentos com pouca gordura fizeram a maioria das pessoas ficar com medo desse importante nutriente.

A verdade é que muito poucos sabem que ele é necessário à nossa saúde. O cérebro necessita de ácidos graxos para exercer suas funções apropriadamente, e as dietas que retiram as gorduras do cardápio podem trazer muitos riscos à saúde.

Além do mais, as gorduras tem papel significativo quando o objetivo é trazer saciedade, sobretudo na 1ª fase da dieta Dr Atkins, quando você vai reduzir drasticamente seu consumo de carboidratos e poderá sofrer com desejos no início. Utilize sempre azeite, óleo de coco, óleo de abacate e a gordura obtida de peixes de água fria, como o salmão, sardinha e o atum.

☑  Acrescente uma pequena quantidade de sal à sua dieta: o sódio tem propriedades que evitam câimbras, dores de cabeça, náuseas e tonturas nos primeiros dias de adaptação à dieta com poucos carboidratos. Apenas se certifique de não exagerar, pois o excesso de sódio causa retenção de líquidos e pode sobrecarregar os rins.

☑  Nas primeiras fases da Dieta Dr Atkins como a alimentação é muito limitada torna crucial uma suplementação com vitaminas e minerais. Consulte seu médico ou nutricionista para saber quais são os suplementos mais apropriados para suas necessidades.

☑  Sempre coma uma porção de proteína a cada refeição, mesmo quando estiver nas duas fases finais da dieta. E para quem pratica musculação é interessante consumir um pouco mais aproximadamente 1.2 a 1.5 gramas de proteína por quilo/dia).

☑  Se a vontade de comer doces estiver incontrolável quando estiver na primeira fase, tente este truque: beba um copo de água morna com algumas gotas de limão e espere por trinta minutos. E se mesmo assim não funcionar, coloque um pouco de creme de leite no freezer e consuma-o levemente endurecido com um pouco de canela.

☑  Quando estiver voltando a consumir os carboidratos na Dieta Dr Atkins, continue preferindo os alimentos com baixo índice glicêmico, como frutas que tenham pouco açúcar e os legumes não-amiláceos.

☑  É comum nos primeiros dias da fase de indução ocorrer uma boa perda de peso, que depois é seguida por uma perda mais vagarosa. Isso acontece porque na primeira fase o organismo está eliminando o excesso de glicogênio armazenado no fígado, e com ele vai embora uma grande quantidade de água.

Se você perceber, que está há algumas semanas sem diminuir o peso nas duas primeiras fases, é muito provável que esteja consumindo mais carboidratos do que seu corpo consegue sem começar a engordar. O primeiro passo é diminuir a quantidade de carboidratos, e se isso não funcionar, voltar mais uma vez para a fase de indução para recomeçar a perder de peso.

☑  Almoçar fora não deve ser um problema para quem seguir a dieta Dr Atkins, aliás se você não tem tempo para cozinhar é a melhor solução. Para isso dê preferência a restaurantes que sirvam mais carnes e peixes, verduras e legumes com pouco amido. E, para lanchar, sempre leve na bolsa um potinho com um pedaço de queijo e fruta.

Na verdade o queijo amarelo, vai ser seu melhor amigo nas duas primeiras fases da dieta, pois além de ser muito prático também traz saciedade e pode ajudar a controlar a vontade de comer doces.

☑  Procure montar um cardápio semanal da dieta Atkins então procure comprar todos os alimentos de que vai  precisar para esse período. Assim você não tem perigo de enjoar e ficar repetindo várias vezes o mesmo cardápio.

Esse, é um erro muito comum entre os praticantes da dieta Atkins, que passam a comer somente ovos e frango todos os dias e em um logo acabam enjoando e abandonando a dieta. Há várias receitas com pouco carboidratos, então não há motivo para ficar repetindo o cardápio.

Essa dica também vale para quando estiver na fase de indução, que embora pareça restrita oferece uma série de fontes proteicas que você poderá experimentar.

☑  Mantenha um diário, blog ou qualquer outro lugar de sua preferência, mas não deixe de anotar. Escreva o que você come e também a quantidade que está consumindo de cada alimento. Assim, se sua perda de peso atingir um patamar, você conseguirá identificar os alimentos que precisa modificar na sua alimentação para voltar a perder peso.

☑  Esta é a dica mais importante: coma até se sentir satisfeito e não com gula. Se você tirar os carboidratos e também reduzir a quantidade de gorduras e proteínas do seu consumo diário, provavelmente não vai conseguir manter a dieta por muito tempo.

Em alguns dias sua fome estará indomável e você vai sair devorando tudo o que encontrar no caminho. O maior desafio é controlar a ingestão diária de carboidratos, depois é só consumir as proteínas e gorduras saudáveis até ficar  saciado.

Observações Finais

O fato dos alimentos estarem permitidos não quer dizer que eles devam ser consumidos. Já alertamos que uma única tapioca de 100 gramas contém quase 90 gramas de carboidratos. O que pode ser equivalente a toda sua necessidade diária durante a fase de manutenção.

Se você já percebeu que sua tolerância aos carboidratos é pequena. É fundamental que continue seguindo uma dieta consumindo poucos carboidratos, mesmo após ter perdido os quilos extras.

Outro ação importante para que você consiga manter seu novo peso é a prática de atividades físicas. Se ao longo das primeiras fases da dieta Dr Atkins você ficou sem energia para se exercitar porque não estava ingerindo muito carboidrato, agora você não tem mais desculpa para não se exercitar.

Escolha o exercício que mais te agrade pode começar com uma caminhada. Depois vá incrementando suas seções de exercícios. Tente encaixar pelo menos 4 treinos durante a semana. Se lembre de todo o processo para atingir seu peso atual. Então agora o mais importante é se esforçar para não ter que passar pela mesma situação novamente.

Deixe Seu Comentário