Dieta dos pontos – O guia

Com a Dieta dos Pontos você consegue emagrecer sem perder a satisfação de comer.

A dieta dos pontos é uma dieta criada para quem deseja permanecer comendo bem e perder peso com saúde. Conhecida por sua eficiência e simplicidade, a dieta dos pontos não proíbe o consumo de nenhum tipo de alimento (exceto as gordura trans). E busca desenvolver a reeducação alimentar.

A dieta dos pontos visa ensinar os praticantes a escolher melhor os alimentos, fazer refeições equilibradas e saudáveis, passando a comer de forma adequada. E com isso não passam fome. É uma excelente alternativa para quem não consegue se adaptar à Dieta Dukan.

De que forma a dieta dos pontos funciona ?

Na dieta dos pontos as calorias são substituídas por pontos, sendo que cada ponto equivale a 3,6 kcal. Dessa forma fica fácil para elaborar um cardápio com as preferências pessoais de cada um. Qualquer tipo de alimento é autorizado. No início você pode ficar meio perdido, mas conforme o tempo for passando, além de acostumar com a metodologia de contagem de pontos, você também compreende melhor quais os tipos de comida mais adequados para colocar no prato.

Dieta dos Pontos -alerta

O tempo também vai te treinar como utilizar bem seus pontos, investindo nos alimentos mais saudáveis e que possibilitam comer maiores porções se assim for sua vontade.

Então lembre-se, quanto menor a quantidade calórica do alimento, maior a quantidade que você vai poder comer, e assim você acaba se sentindo mais saciado e comendo com mais qualidade.

Já na primeira semana é possível  obter resultados, a mudança drástica na alimentação faz com que muita gente note uma mudança de até 3 quilos na balança.

A partir da segunda semana, a perda de peso já entra num ritmo mais moderado e constante, que é o ritmo que vai te acompanhar ao longo da dieta.

Se optar pela dieta dos pontos, Quantos quilos posso perder?

Agora você pode estar se perguntando quantos quilos vai conseguir perder por mês ou por semana acertei? Se você estiver procurando somente por essa resposta, já adianto que ela não vai ser encontrada aqui e em nenhum outro lugar na internet, e somente você, com sua dedicação e disciplina pode responder essa pergunta.

Fique certo de que perder peso não é uma ciência exata, porque envolve muitos fatores como metabolismo, a rotina de cada um, a pratica de atividades físicas e o feedback do seu corpo para a mudança na alimentação.

Ninguém perde a mesma quantidade de peso, mesmo fazendo a dieta igual e comendo exatamente os mesmo alimentos, então como já foi dito anteriormente o que vai influenciar vai depender de quanto você pesa, das atividades físicas que faz e das suas necessidades alimentares, não adianta se encher de verduras e legumes quando seu corpo também precisa de mais proteína, e assim vai.

O resultado pode variar para cada indivíduo

Então, não se preocupe com o quanto vai perder, nem fique comparando com amigas, amigos, parentes se resolverem iniciar juntos. Seu único pensamento deve ser alavancar essa mudança no seu estilo de vida. E manter a saúde durante e depois da perda de peso.

Nosso corpo não engorda de um dia para o outro, esse processo leva um certo tempo. Para emagrecer é a mesma coisa, não procure perder em 5 dias o que você levou 5 meses para adquirir. Desespero e emagrecimento são coisas que não combinam, o importante é seguir firme e forte sempre.

Dieta dos Pontos - refeicao

O método da dieta dos pontos é muito simples. E se baseia no princípio de que para perder peso é preciso ingerir menos calorias do que se consume diariamente. Para fazer isso você deve calcular seu limite diário de pontos.

Esse cálculo considera fatores como peso, idade e nível de sedentarismo.  Depois de calcular os seus pontos diários, é só verificar a tabela de pontos e começar a calcular os pontos de cada refeição.

Como já foi dito anteriormente, a única restrição que a dieta dos pontos faz é com as gorduras trans, e elas realmente devem ser evitadas. Algumas pessoas chamam de Nova Dieta dos Pontos a antiga Dieta dos pontos com restrição a gordura trans. Mas a essência da dieta é a mesma, não tem diferença.

Pronto, agora que você já sabe como é o funcionamento da dieta dos pontos, e também entendeu que ela pode te ajudar a emagrecer de forma fácil e saudável. Então vamos ao passo a passo para iniciar a dieta.


Como fazer a contagem dos pontos das minhas refeições?

Como já informamos nas linhas acima, as calorias são substituídas por pontos, e cada ponto equivale a 3,6 kcal, ou seja, para saber quantos pontos tem cada alimento você deve saber quantas calorias tem a porção que você vai comer e dividir por 3,6, e assim você chega ao total de pontos da porção que vai ser consumida.

Você já esta quase desistindo por pensar  que vai ter que fazer conta para tudo que for comer? Não e bem assim, porque nós iremos te ajudar. Nesse link você vai encontrar uma tabela da dieta dos pontos com a pontuação de vários alimentos de A a Z. Isso vai facilitar sua vida e sua dieta dos pontos.

Caso na tabela não tenha o alimento que você procura, aí não tem jeito, tem que procurar quantas calorias o alimento tem (geralmente vem descrito na embalagem) e calcular os pontinhos, nada que uma calculadora não resolva 

Dieta dos Pontos -alimentos

A grande desvantagem é o sistema relativamente rudimentar de conversão dos pontos. Como a única métrica levada em conta é a quantidade de calorias, alimentos processados, ou com diferentes níveis de macronutrientes, saem como numericamente equivalentes aos seus equivalentes naturais.

Por exemplo, um produto light ou diet pode acabar parecendo a opção mais vantajosa apenas por conter menos calorias do que um alimento natural. Ou ainda, uma fruta como a goji berry, que é considerada um superalimento. Poderia parecer equivalente a um alimento obviamente pior para sua saúde.

A efeito de comparação: 100g de goji berry contêm cerca de 256 kcal. O mesmo que cerca de 67g de açúcar refinado puro! Portanto, vale sempre exercer a cautela e o bom-senso.

Como calcular meus pontos diários?

Calcular seu limite de pontos diário é muito fácil, é só inserir seus dados nessa calculadora de pontos, lembre-se de verificar se está colocando as informações corretas em cada lugar.

🎥 Entrevista com Doutor Alfredo Halpern criador da dieta dos pontos no programa De Frente com Gabi:

Saiba mais sobre a perigosa gordura trans

Um dos maiores motivos para cortar o consumo da gordura trans é que ela modifica o colesterol. E o dano vai além do causado pelo consumo da gordura saturada.

A gordura trans eleva o LDL (colesterol ruim). E diminui o HDL (colesterol bom), o que ajuda  ainda mais no entupimento das artérias.

Dieta dos Pontos -dr-alfredo-halpern-com-balança

Além disso, ela tem o poder de aumentar sensivelmente o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares. É o que afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, autor da dieta dos pontos. Portanto, esqueça até o mais delicioso guloseima com gordura trans.

Isso mesmo, a danada ainda vem camuflada em vários produtos industrializados e refeições congeladas prontas. Mas você tem como descobrir em quais ela se esconde.

A indústria de alimentos está empenhada em achar substitutos mais saudáveis para a gordura trans. Algumas marcas já conseguiram isso ao usar óleos vegetais como o de palma. Que apesar de saturado, é menos prejudicial à saúde. Mas ainda pode demorar para que a gordura inimiga suma de todos os produtos industrializados.

Enquanto isso, é bom ficar atento e ler rótulos. Se tiver mais de 0,2 grama de trans por porção, não hesite em devolvê-lo na prateleira. E não se engane com aqueles que têm astericos (***) nesse nutriente. Quer dizer que a quantidade de trans é pequena (menos de 0,2 grama por porção), mas existe!

O consumo de vários alimentos com um pouquinho dessa gordura pode fazer com que você ultrapasse facilmente a porção de 2 gramas – limite diário estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um adulto.

Deixe Seu Comentário