Dieta dos Carboidratos – Funciona?

A Dieta dos Carboidratos Funciona?

A Dieta dos Carboidratos é uma dieta que se baseia na dieta criada na década de 70 pelo médico americano Dr. Robert Atkins , conhecida como a Dieta Atkins.

A Dieta dos Carboidratos propõe uma fórmula para o emagrecimento muito simples e fácil de ser seguida, permite a livre consumo de proteínas e corta os carboidratos do cardápio, prometendo a perda de até 5 quilos por semana, quando seguida a risca.



dieta-dos-carboidratos-proteinas

Princípio da dieta dos carboidratos

A dinâmica da dieta dos carboidratos é a mesma que a dieta do Dr. Atkins. Que se baseia na premissa de que os carboidratos são a principal fonte de energia do nosso organismo. E ao limitar a zero o consumo de carboidratos.

O organismo passa a procurar a energia que precisa para todas as atividades, inclusive das funções vitais, em outros locais como por exemplo nas gorduras armazenadas em nosso corpo.

Podemos afirmar também que quanto mais atividades físicas fizer mais sucesso terá com a dieta. Pois a queima de gorduras será maior. A teoria é comprovada e funciona, contudo é preciso estar ciente dos efeitos colaterais.

Caso a dieta seja prolongada por um período de tempo muito longo. A sugestão é de que a dieta seja realizada por 15 dias, podendo ser utilizada periodicamente para a manutenção do peso.

dieta dos carboidratos-perdendo-medida

Uma dica importante para quem está pensando em começar a Dieta dos Carboidratos é a estimulação da cetose.  É o processo que acontece quando nosso corpo passa a usar gordura como principal fonte de energia ao invés da glicose.  

Isso ocorre sempre que nosso organismo passa  oito horas sem receber nenhuma fonte de carboidratos. Assim quando sentir fome o indivíduo pode comer todos os alimentos com proteínas permitidos pela dieta. Mas nada que contenha carboidratos. Fazendo isso nosso corpo começa a queimar gordura, queima que libera corpos cetônicos e estimula a cetose.

O Que é Permitido na Dieta dos Carboidratos

Na Dieta dos Carboidratos é permitido comer legumes e verduras como alface, tomate, cebola, brócolis, berinjela, nabo, abóbora, pepino, pimenta, couve, couve-flor e repolho.

Todos os tipos de carne estão liberados, queijos preferencialmente os amarelos, além de presunto e ovos. Também podem ser consumidas bebidas light, chás (como o chá verde, matchá) e cafés. Tudo sem açúcar, além de margarinas, maionese light, azeite, creme de leite, bacon. E frutas como laranja, maçã, abacaxi, mamão e pera. Passado o período dos 15 dias também pode comer melancia, manga, abacate e melão.


dieta dos carboidratos-proteina

O Que é Proibido na Dieta dos Carboidratos

O que precisa ficar registrado é que na dieta dos carboidratos é absolutamente proibido comer massas, cereais, todos os tipos de farinha refinadas e alimentos como batata, milho, mandioca, ervilhas, cenoura, aveia, além de embutidos como apresuntados, salame, iogurtes, doces e frutas em conserva, etc.

Nesta dieta o cardápio é livre, desde que não sejam incluídos os alimentos proibidos mencionados acima, mas caso você não consiga resistir e der uma escapulida da dieta e for quebrado o ritmo da dieta é necessário iniciar tudo novamente.

Deixe Seu Comentário