Dieta do atum – Cardápio completo

A dieta do atum é mais uma dieta restritiva e tem feito bastante sucesso, entre as pessoas que desejam perder peso rápido.

Como funciona a dieta do Atum

A dieta do atum é baseada em um cardápio de apenas 1.000 calorias diárias. Essa dieta recebe esse nome porque o atum é incluído em pelo menos uma refeição do dia.

A dieta do atum não pode ser seguida por mais de três dias, afinal, ela é bastante restritiva e monótona, e se você segui-la por mais tempo, poderá prejudicar seriamente a sua saúde.

Durante os três dias dessa dieta você poderá fazer apenas 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar), portanto, se você decidir seguir esse regime, prepare-se para sofrer com alguns sintomas como dores de cabeça, tonturas, fraqueza e falta de energia .

dieta do atum - peixe atum

Quais os riscos de se seguir esse regime? Vantagens e desvantagens da dieta do atum

Dietas restritivas, e não são recomendadas a ninguém, mas como esta ficou popular vale uma nota sendo assim seguem algumas linha sobre a dieta do atum.

Vantagens:

A dieta é baseada na ingestão de atum, alimento rico em ácidos graxos poli-insaturados, que possui benefício cardiovascular, propriedades anti-inflamatórias, reduz o LDL (colesterol ruim) e os triglicérides, reduz a pressão arterial, entre outros benefícios para a saúde.

Outro ponto positivo é a curta duração da dieta, facilitando a adesão para pessoas que não conseguem fazer dietas por períodos longos.

Desvantagens:

A dieta propõe apenas três refeições por dia, o que a torna uma dieta não balanceada, por restringe o consumo adequado de vários alimentos importantes para a manutenção de uma boa saúde. Além disso, não promover a reeducação alimentar, já que o cardápio montado para a dieta é o mesmo para todas as pessoas, sendo um cardápio monótono.

Vale ainda ressaltar que a dieta realizada em apenas três dias não é suficiente para causar uma perda eficiente de peso. Pensando no consumo de alimentos em apenas três refeições por dia, sabe-se que é prejudicial para a perda de peso uma vez que, longos períodos sem se alimentar leva a fome exagerada no período entre elas.

dieta do atum - atum em oleo 

Cardápio

Se você não leu o artigo inteiro, ou seja, se já veio direto para a parte do cardápio, é indicado que suba um pouco e leia sobre as desvantagens da dieta do atum.

Se já leu sobre as principais desvantagens dessa dieta restritiva. E mesmo assim quer continuar a seguir esse regime, confira uma sugestão de cardápio.


PRIMEIRO DIA

Café da manhã
1/2 de laranja
1 torrada com requeijão light
Almoço
1 xícara de atum light
1 torrada
1 banana ou 1 bola de sorvete diet
Jantar
1/2 maçã
1 xícara de cenoura ralada
100 gramas de carne magra(frango ou peixe)
1 xícara de vagem
Ceia
200ml de leite(escolha o menos calórico) 

SEGUNDO DIA

Café da manhã
1 ovo (omelete ou cozido)
1 torrada
1/4 de papaya
Almoço
1 xícara de ricota com atum light
5 bolachas água e sal pequenas tipo mini
1 banana ou 1 bola de sorvete diet
Jantar
2 salsichas de frango
1/2 xícara de beterraba ralada
1 xícara de brócolis ou repolho
Ceia
200ml de leite(escolha o menos calórico)

TERCEIRO DIA

Café da manhã
5 bolachas água e sal pequenas tipo club social
30 gramas de queijo tipo cheddar
1 maçã
Almoço
1 ovo cozido e 1/2 xícara de atum light
1 torrada
1 banana ou 1 bola de sorvete diet
Jantar
1 xícara de atum light
1 xícara de beringela temperada com o tempero de saladas indicado no começo
1 xícara de couve-flor
1/4 de melão
Ceia
200ml de leite(escolha o menos calórico)
* Você pode substituir o atum enlatado light por uma posta de atum grelhado, a quantidade em peso da posta do atum fresco seria equivalente a de 1 lata de 170gr

Dieta do Atum x Reeducação Alimentar

Dieta do Atum  

Reeducação Alimentar

Aprenderei a me alimentar corretamente?

Nos três dias, a Dieta do Atum recomenda realizar apenas as três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) onde se deve incluir o atum enlatado.Aqui você aprende que consumir todos os tipos de alimentos é essencial para uma boa alimentação.

Além disso, você aprende o valor desses alimentos na sua dieta e aprende a balancear as quantidades consumidas.

É fácil de seguir?

Seguir essa dieta pode parecer fácil, afinal você terá que realizar apenas três refeições e incluir o atum em todas elas.

Porém, fazer três refeições ao dia pode prejudicar a saciedade e favorecer o consumo de grandes quantidades de alimentos.

Deixar de realizar refeições que está acostumado pode também interferir na sua rotina e ainda influenciar seu humor e saúde, devido ao acumulo do sentido de fome.

Você aprende de forma mais fácil e natural a controlar sua alimentação, respeitando e adaptando a sua rotina.

Sem mudanças radicais e proibições, o que garante um emagrecimento saudável e duradouro.

Você reeduca de verdade sua alimentação porque consegue ver seus erros e seus acertos e esse aprendizado é a para a vida toda.

O que vou comer?

Não há indicação precisa de alimentos, você tem somente que incluir o atum às três refeições da primeira fase e moderar o consumo de alimentos nas demais.Nada de dar adeus aos seus pratos preferidos! Com a reeducação alimentar você é quem decide o que vai comer. Por meio dos pontos dos alimentos, você saberá fazer sempre as melhores escolhas.

A dieta do atum não serve para quem deseja emagrecer de forma saudável e definitiva, afinal, ela é um regime restritivo que não promove a reeducação alimentar.

Se você deseja de fato perder peso e viver uma vida mais plena e feliz, recomendo que fuja dessas dietas malucas e comece a se alimentar de forma balanceada e saudável, e procure se exercitar com mais frequência.

Deixe Seu Comentário