Dieta de acordo com tipo de corpo

Você sabia que existe Dieta de acordo com tipo de corpo? Pois existem lugares do corpo onde é mais fácil perder gordura do que em outros.

Daí a importância de fazer uma Dieta de acordo com tipo de corpo para saber de que forma a seguir a dieta que irá trazer mais benefícios.

Nas mulheres, os acúmulos de gordura são mais comuns nas coxas, pernas, glúteos, abaixo dos seios  e a parte interna do braço. São camadas adiposas metabolicamente menos ativas e, por isso, mais difíceis de perder.

Desta forma, é preciso identificar o seu tipo de corpo e, em seguida, perceber quais os alimentos mais eficientes para o seu organismo, bem como os exercícios físico mais indicados. Sabendo disso fica mais fácil identificar a Dieta de acordo com tipo de corpo que você tem.

Contudo, devemos fazer esta análise com alguma cautela uma vez que não existe evidência científica que nos permita comprovar esta influência direta entre a dieta alimentar e tipo de corpo.

Dieta de acordo com tipo de corpo

Dieta de acordo com tipo de corpo tipos de corpos

Tipo Pêra – Acumulação de gordura nas ancas e coxas

Quem possui um corpo com este formato, deverá ter especial atenção à ingestão de gordura de origem animal e todos os alimentos que tenham um índice glicêmico elevado, nomeadamente alimentos fritos e produtos de pastelaria.

A forma de pêra armazena facilmente a gordura que consome, mas precisa de trabalhar muito mais para armazenar hidratos de carbono e proteínas.

Sugerimos uma dieta rica em fibras como fruta, legumes e hortaliças sobretudo todas as de folha escura, tomate e pepino, cereais integrais e leguminosas, bem como, proteína com baixo teor de gordura, como frango, peru ou peixes magros (bacalhau, dourada, linguado, truta, entre outros).

Deve-se evitar alimentos ricos em sódio por contribuírem na retenção de líquidos, risco de inflamações e varizes, um problema muito corrente em pessoas com este tipo de corpo.

Poderá adotar a redução de sal na preparação dos alimentos, dando preferência às ervas aromáticas e especiarias e caso tenha vontade de beber nas refeições, beber chá verde, pois reduz a retenção de líquidos e exerce ao mesmo tempo um efeito termogênico.

Dieta de acordo com tipo de corpo-corpos

Tipo Maçã – Acumulação de gordura em torno da cintura e nos braços

Pessoas com este tipo de corpo, tema a vantagem de conseguir perder peso mais rápido do que o tipo pêra.

A gordura que se acumula a nível visceral tem como função, proteger os órgãos do aparelho digestivo, mas o problema é quando o nível de acúmulo dessa gordura extrapola os limites.

Esta gordura libera ácidos gordos, hormônios e proteínas inflamatórias, que em grande quantidade no nosso organismo pode afetar negativamente a eficiência dos nossos órgãos vitais funcionarem adequadamente.

Estas adversidades podem provocar resistência à insulina (diabetes), aumentar o risco de ataques cardíacos ou AVC, reduzir o colesterol bom (HDL), aumentar o colesterol mau (LDL) e ainda o aumentar a pressão arterial (hipertensão).

A chave da alimentação para esta padrão de corpo é privilegiar proteínas de alto valor nutricional como as carnes brancas, o peixe, os ovos e a soja.

Alimentos que contenham precursores do óxido nítrico ou aspartato de arginina, como a noz, a castanha e a laranja, estimulando durante o sono, a produção do GH (hormônio do crescimento) e reduzindo a gordura visceral.

Como exemplo de café da manhã, podemos optar por pão escuro, um ovo mexido, uma pequena porção de carne magra, como presunto magro ou peito de peru e um suco de laranja natural.

Tipo Ampulheta – Curvilínea mas com tendência para engordar tanto nos membros superiores como inferiores

Para este tipo de corpo, é interessante manter uma dieta rica em proteínas e em alimentos diuréticos, que diminuem o inchaço e o aparecimento de celulite.

Entre os alimentos que não podem faltar estão o chá verde, que tem uma ação diurética, café que estimula os músculos e a resistência, abacaxi que melhora a digestão e evita a retenção de líquidos, o iogurte que melhora o funcionamento do intestino, atum, salmão e abacate que são ricos em ómega-3 e têm ação anti-inflamatória e ajudam no combate à celulite.

Deve evitar alimentos com alto teor de sódio, como os embutidos como exemplo alguns presuntos, mortadela, salame, enlatados e caldos preparados, bebidas alcoólicas bem como alimentos ricos em gorduras e açúcares.

café da manhã ideal será 1 pão integral com queijo magro e peito de peru com um xícara de chá verde.

Fonte: Sara Tomaz
Nutricionista Holmes Place Quinta da Fonte

Deixe Seu Comentário