Dieta Atkins – Funcionamento e Dicas

Conheça a Dieta Atkins e seus benefícios.

A dieta Atkins é conhecida por ser caracterizada como uma dieta de baixo consumo de carboidratos. Que envolve a restrição de um ou mais grupos de alimentares com objetivo de atingir a perda de peso.

Ela foi elaborada pelo Dr. Robert Atkins. Ele usou a dieta para perder uma grande quantidade de peso. Conforme foi desenvolvendo a dieta. Ele escreveu uma série de livros contando como funciona a dieta e muitas dicas para segui-la. Para que qualquer pessoa pudesse tirar benefícios de sua experiência.

O Objetivo da dieta – A principal função da dieta Atkins é mudar a forma que o metabolismo do corpo trabalha (bem parecido com a dieta de 6 refeições por dia).

Ao controlar o consumo de carboidratos. Você poderá fazer com que seu metabolismo passe a queimar gordura corporal ao invés de glicose. Esse processo é conhecido como cetose e é provocado pelos baixos níveis de glicose no sangue.

A dieta Funciona em Quatro Fases

A dieta Atkins é dividida em fases (similar a outras dietas, como a Dieta Dukan). A fase um é chamada de Indução.  Durante a fase de indução, a ingestão de carboidratos é regrada ao máximo. Esta fase leva duas semanas para ser finalizada e ajuda o corpo a entrar em estado de cetose bem depressa.

Apenas 20 gramas de carboidratos são permitidos por dia, dos quais 12 a 15 gramas devem ser advindos de saladas verdes e vegetais. Beber água é muito importante em todas as fases da dieta e não é uma recomendação e sim uma regra.

Além do controle de carboidratos, ao seguir essa dieta devem ser consumidos pelo menos 8 copos de água por dia. Durante a fase de indução, a expectativa é de que você perca uma quantidade considerável de peso, em torno de 2 a 5 quilos por semana.

Fase de Perda de Peso Contínua ou PPC – A próxima fase após o término da fase de Indução da dieta é chamada de fase de perda de peso continua ou PPC.

Ao longo dessa fase, os carboidratos vão sendo reintroduzidos. E aos poucos algumas gramas por semana são adicionadas, mas apenas até o nível em que ainda ocorra perda de peso.

Como dito anteriormente a cada semana, poderão ser adicionados 5 gramas de carboidratos. O objetivo é continuar perdendo peso enquanto testa as quantidades de alimentos e carboidratos. E também encontrar o equilíbrio entre a perda de peso e a ingestão de alimentos. 

Fase de Pré-Manutenção – Após terminar a fase PPC, vem a fase de pré-manutenção. A cada semana é aumentado em 10 gramas a ingestão de carboidratos até o ponto em que a pessoa chega no ponto de equilíbrio e para de emagrecer, mas também não engorda.  

Alguns Alimentos que eram proibidos nas outras fases passam a ser permitidos uma vez por semana no cardápio, mas isto não quer dizer que você precisa consumi-los.

Fase de Manutenção – Depois que a fase de pré-manutenção é finalizada, os praticantes da dieta Atkins passam para a fase de manutenção.

Aqui você já não está mais de dieta e sim tem um estilo de vida para seguir e uma forma de se alimentar para não voltar a engordar e manter o peso estabelecido.

Pesquisas – Muitas pesquisas comprovam que a dieta Atkins realmente funciona. No entanto, como nada é fácil, existem alguma complicações que podem surgir quando se adota um estilo de vida com baixo consumo de carboidratos.

Antes de iniciar a dieta Atkins, você deve consultar o seu médico para levantar os prós e contras que irão determinar se esta dieta é adequada para você. Para aqueles que estão muito acima do peso, a dieta Atkins pode fornecer as respostas que você estava procurando.

dieta atkins-proteinas

A dieta Atkins é conhecida por ser caracterizada como uma dieta de baixo consumo de carboidratos que envolve a restrição de um ou mais grupos de alimentares com objetivo de atingir a perda de peso.

Ela foi elaborada pelo Dr. Robert Atkins, e usou a dieta para perder uma grande quantidade de peso. Conforme foi desenvolvendo a dieta ele escreveu uma série de livros contando como funciona a dieta e muitas dicas para segui-la, para que qualquer pessoa pudesse tirar benefícios de sua experiência.

O Objetivo da dieta – A principal função da dieta Atkins é mudar a forma que o metabolismo do corpo trabalha (bem parecido com a dieta de 6 refeições por dia).

Ao controlar o consumo de carboidratos, você poderá fazer com que seu metabolismo passe a queimar gordura corporal ao invés de glicose. Esse processo é conhecido como cetose e é provocado pelos baixos níveis de glicose no sangue.

Funcionamento das Quatro Fases

 A fase um é chamada de Indução.  Durante a fase de indução, a ingestão de carboidratos é regrada ao máximo.

Esta fase leva duas semanas para ser finalizada e ajuda o corpo a entrar em estado de cetose bem depressa. Apenas 20 gramas de carboidratos são permitidos por dia, dos quais 12 a 15 gramas devem ser advindos de saladas verdes e vegetais.

Beber água é muito importante em todas as fases da dieta e não é uma recomendação e sim uma regra. Além do controle de carboidratos, ao seguir essa dieta devem ser consumidos pelo menos 8 copos de água por dia.

Durante a fase de indução, a expectativa é de que você perca uma quantidade considerável de peso, em torno de 2 a 5 quilos por semana.

Antes de iniciar a dieta Atkins, você deve consultar o seu médico para levantar os prós e contras que irão determinar se esta dieta é adequada para você.

Para aqueles que estão muito acima do peso, a dieta Atkins pode fornecer as respostas que você estava procurando.

dieta atikins-fase1

Fase 1: Indução

Como já foi dito a dieta Atkins se divide em 4 fases. A primeira fase é chamada de indução, e durante essa fase, os praticantes da dieta vão reduzir drasticamente o consumo de carboidratos para menos de 20 gramas por dia, de forma a induzir o corpo a entrar em cetose.

A cetose é um processo metabólico que o corpo utiliza uma fonte de energia alternativa para queimar gordura rapidamente.

Duração de Duas semanas A fase de indução normalmente dura duas semanas, embora algumas pessoas optem por continuar nessa fase por mais alguns dias para continuarem a perder peso de forma mais rápida. 

Dependendo do seu peso inicial, da sua saúde e força de vontade, você poderá preferir ficar na fase de indução por 3 semanas ou mais. O que não é muito indicado. O ideal e passar para a próxima fase em no máximo 20 dias.

Alto consumo de proteína e gordura boa  Durante a fase de indução, os praticantes da dieta vão consumir muita proteína e gordura.  Pois a ingestão de carboidratos é muito limitada.

É importante alertar para o fato de que algumas frutas e vegetais podem ter grandes quantidades de carboidratos, por isso é importante atentar para às dicas e os alimentos aprovados.

Peixes, frutos do mar (importantes também na Dieta do Mediterrâneo), aves, carne, ovos e queijo são ótimas opções durante a fase 1 da dieta Atkins.  Se você quiser comer vegetais, salsão, pepino, pimentão, cogumelos e alface americana são ótimas escolhas para o cardápio.

Das 20 gramas de carboidratos permitidos, cerca de 12 a 15 gramas devem vir de fontes vegetais sem amido, ao invés de grãos.

Se você está com dificuldade de seguir a dieta a risca, veja algumas dicas que podem ajudar a melhorar suas chances de sucesso. Se esforce para comer 4 ou 5 refeições pequenas ao longo do dia, elas vão te ajudar a se sentir melhor do que comer apenas 2 ou 3 refeições grandes.

Ao longo do dia, evite ficar mais de 6 horas sem comer. Você também pode tentar consumir de 100 a 200 gramas de proteínas em todas as refeições, inclusive no café da manhã, pois elas dão saciedade.

dieta atkins-piramide

Consuma Oito copos de água por dia – Durante a fase de indução, você deve consumir 8 copos de água por dia.

Não são poucas as pessoas que confundem fome com sede, por isso beber muita água vai ajudar a manter o corpo hidratado e ao mesmo tempo controlar sinais de fome desnecessários.

Com este método você evita entrar no modo faminto, ele pode ser perigoso e fazer mal à saúde. 

Brigando contra a vontade de comer – Algumas pessoas se pegam lutando contra o desejo de comer doces durante a fase de indução.

Para combater essas vontades, você pode optar por alimentos adoçados com adoçantes artificiais, como Splenda, ou ainda uma gelatina diet.

Os produtos determinados para o cardápio da fase de indução na dieta Atkins também são opções aceitáveis.

Procure por alimentos liberados – A fase de indução pode ser bem restritiva, especialmente para quem come fora de casa, mas com um pouco de observação você conseguirá encontrar alimentos que são permitidos.

Fique longe dos molhos a base de amido ou farinha, assim como de molhos artificiais de salada, tempere a salda com azeite, limão e uma pitada de sal.

Escolha entradas grelhadas e peça para a salada ser servida sem molho.

Mais de 5 quilos de gordura indo embora – Se você conseguir seguir as regras corretamente, você pode esperar por uma redução de mais de 5 quilos durante a fase de indução, o que é um ótimo começo para o seu objetivo.

Como em qualquer dieta, os primeiros dias são os mais difíceis, então não pegue tão pesado com você mesmo caso cometa alguns erros.

Use as ferramentas e dicas disponíveis para fazer do primeiro passo da dieta Atkins o mais fácil possível.

dieta atikins-fase2

Fase 2: Perda de peso Continua

A fase 2 da dieta Atkins é conhecida como a fase de perda de peso continua (PPC).

Durante este período, os praticantes da dieta vão aumentar gradualmente o consumo de carboidratos, reintroduzindo certos tipos de alimentos na dieta para descobrir o seu nível crítico de carboidratos (NCC). 

É esperado que a perda de peso continue nesta fase, mas não com a mesma intensidade da fase de indução.

O principal objetivo  o principal objetivo da fase PPC é descobrir a quantidade de  carboidratos que você consegue consumir sem parar de perder peso.

Achar o balanço ideal entre os carboidratos ingeridos e a perda de peso vai viabilizar  que você tenha mais flexibilidade na dieta e ainda atinja os resultados esperados.

Por onde começar ? Para começar a fase PPC, você vai precisar aumentar o número de carboidratos permitidos em 25 gramas.

Se você continuar perdendo peso, você vai poder aumentar a quantidade de carboidratos permitidos a cada semana até você atingir o nível crítico de carboidratos (NCC) em que a perda de peso é interrompida.

Determinar o seu NCC é o primeiro e um dos mais importantes passos para mudança permanente na forma como você se alimenta.

Com quais alimentos ? Durante esse momento na fase PPC, os praticantes vão poder voltar a consumir castanhas, sementes, frutas vermelhas, frutas com baixa quantidade de carboidratos.

Outros produtos de uso diário e alguns sucos de vegetais e legumes (sucos para perda de peso é uma escolha saudável e é muito usada na dieta dos sucos) em seu cardápio.

A fase de PPC é como se fosse uma etapa preparatória para o estágio final da dieta. A grande variedade de alimentos e o aumento da quantidade de carboidratos que pode ser consumido pode ser considerado um alívio bem vindo depois da restrição da fase de indução.

Beber bastante água  Enquanto você descobre o seu limite de carboidratos, é indispensável continuar bebendo muita água.

Os praticantes da dieta Atkins são encorajados a beber pelo menos 8 copos de água por dia para ficarem bem hidratados e assim fazer com que o corpo funcione perfeitamente.

Você também pode permanecer tomando um polivitamínico ou alguns suplementos enquanto estiver nessa fase.

Reintrodução de alimentos Entre os alimentos que podem ser consumidos novamente no seu dia a dia durante na fase 2 estão o queijo cottage, a ricota, frutas como mirtilos e morangos, suco de tomate e suco de limão.

Se optar por alimentos congelados (comidas embaladas) que não são os mais indicados, repare bem no tamanho da porção e diminua a quantidade de fibras do total de carboidratos para saber a quantidade de líquida de carboidratos que  vai consumir.

Efeito colateral – Baixos níveis de energia Alguns praticantes da dieta podem sentir uma diminuição nos níveis de energia enquanto estiver na fase PPC. Para se livrar dessa sensação, não se esqueça de consumir a quantidade certa de sal.

O cansaço pode ser considerado um efeito colateral do metabolismo de queima de gordura. Conforme você for aumentando a ingestão de carboidratos, você perceberá que esse efeito colateral vai diminuir.

Tome cuidado com o consumo de sal e tente aprender quanto sódio por dia é saudável para você.

Elaborando um programa de alimentação saudável A fase 2 é o primeiro degrau para mudar a forma como você se alimenta.  

O objetivo da dieta Atkins é elaborar um programa de alimentação saudável que você possa seguir pelo resto da vida. Após a fase 2, os praticantes da dieta iniciam os estágios finais onde irão serão preparados para a vida após a dieta Atkins.

Descobrir seu NCC e aprender a usá-lo é um instrumento valioso que poderá ser usado para manter um peso saudável pelo resto da vida.

dieta atikins-fase3

Fase 3: Pré-Manutenção

Agora que chegou até esta etapa, você deve estar próximo dos 5 a 7 quilos de alcançar seu objetivo de perda de peso e deve emagrecer gradativamente esses quilos remanescentes.

Você já tem uma noção da quantidade de carboidratos que você pode consumir para chegar ao estágio final da aprendizagem de controle do peso até o fim da dieta.

A pré-manutenção é uma fase em que você pode explorar a sua tolerância de carboidratos assim como quais alimentos você consegue ou não lidar.

Há cinco objetivos que você deve dominar durante a fase de pré-manutenção para que possa alcançar e manter seu peso alvo.

📌 Objetivo 1:  Procure perder com calma a quantidade que falta para você atingir o seu peso estabelecido como meta.

Você deve estar em torno de 5 a 7 quilos para atingir a meta nessa fase, mas saiba que estes últimos 5 quilos serão eliminados muito mais devagar que os eliminados nas fases anteriores.

Isso porque, durante a fase 3, conforme você vai se aproximando do final, você deve moldar pouco a pouco a sua dieta para estabelecer uma maneira permanente de se alimentar.

📌 Objetivo 2: Teste a tolerância do seu corpo aos carboidratos. Durante a fase anterior a de PPC, você descobriu qual era o seu nível crítico para consumo de carboidratos.

Na fase de pré-manutenção você deverá verificar se tem possibilidade de aumentar um pouco essa quantidade conforme você diminuir a perda de peso.

Para perceber se você pode adicionar mais carboidratos, adicione ao limite diário 10 gramas a cada dia e acompanhe a perda de peso.

📌 Objetivo 3:  Tente incluir novos alimentos ao seu cardápio e observe como seu corpo reage.

Durante a fase 3 da dieta Atkins, você será capaz de inserir alguns carboidratos que antes estavam proibidos, e veja como seu organismo responderá a eles.

Cada pessoa responde de maneira diferente, algumas pessoas não toleram alimentos com altas quantidades de carboidratos, já outras podem comer alguns tipos e não outros.

A fase 3 vai permitir que você explore os alimentos e descubra quais você pode e quais você não pode comer.

📌 Objetivo 4: Descubra seu Equílibrio de Carboidratos da Atkins (ECA). Uma vez que você tiver perdido todo sobrepeso, a próxima etapa é encontrar o ponto em que você não ganha e nem perde peso. Este nível é chamado de ECA.

📌 Objetivo 5:  Mantenha o peso. Depois de descobrir qual é o seu ECA, o próximo passo é manter seu peso constante por um mês. Depois de conseguir isto, você está pronto para seguir para a fase final da deita Atkins.

📌 Divirta-se comendo sem estufar Lembre-se que a meta da dieta Atkins não é apenas perder peso, e sim perder peso e mantê-lo fora para sempre.

Isto significa que você deve aprender uma nova maneira de se alimentar, que possibilite que você aproveite os alimentos sem encher o seu corpo de carboidratos em excesso, o que mudará a maneira com que seu metabolismo funciona.

Apesar das pequenas dificuldades no começo, este modo de alimentação em breve se torna um estilo de vida.

dieta atikins-fase4

Fase 4: Fase de Manutenção

A quarta fase é a etapa final da dieta Atkins, conhecida como fase de manutenção. Quando estiver nesse período, você vai continuar com o programa se afastar do sobrepeso e não deixar ele voltar.

Usando o conhecimento sobre o seu ECA individual, você conseguirá manter seu peso pelo pelo tempo que quiser. A dieta Atkins não é uma dieta da moda – ela abrange toda uma prática nutricional que altera a forma como você olha para a comida.

Quando executada corretamente, a dieta pode ser mantida com facilidade pelo resto da sua vida, fazendo com que você mude seu estilo de vida para se tornar mais ativo e saudável.

Mais Energia enquanto se Exercita

Dieta Atkins-mulher-feliz-alongando-exercicios

Além das modificações na forma de se alimentar, muitas pessoas ficam cada vez mais apaixonadas pela pratica de atividades físicas e pelos esportes recreativos conforme o ponteiro da balança vai diminuindo e a energia e disposição aumenta.

Eliminar o sobrepeso vai te facilitar sua vida, e você será capaz de ter o estilo de vida que sempre quis, finalmente.

Nadar é um ótimo exercício pois trabalha muitos grupos musculares e é um bom exemplo de exercício para pessoa começar a fazer para perder peso rapidamente.

Use as Ferramentas que Você Descobriu – Use todas os truques que aprendeu na fase de pré-manutenção para te ajudar a se manter no caminho e no peso certo ao longo da vida.

A manutenção é uma etapa muito importante do plano, na verdade é mais que uma fase – é a escolha de como viver a vida, um lifestyle , um modo de vida.  

O seu ECA deve ser usado para contar os carboidratos e fazer as escolhas corretas na alimentação praticamente em todos os dias daqui por diante.

Com o tempo, você saberá quais alimentos escolher e quantos carboidratos cada um contêm naturalmente.

Continuando a Dieta – Assim que você começar a se sentir melhor em relação a sua aparência e sobre como você se sente, você irá desejar continuar seu progresso e manter o seu novo peso.

Se você precisar de um suporte extra, procure pelas comunidades da dieta Atkins, será uma ótima maneira de entrar em contato com pessoas que estão seguindo o mesmo caminho que você.

Dê suporte, receba suporte, aprenda, compartilhe e interaja com pessoas que passaram pelas mesmas coisas.

O fim da dieta eterna – A melhor parte sobre a fase de manutenção é a sensação de que você não irá fazer regime para sempre.

Assim que tiver perdido peso e aprendido a mantê-lo longe, você nunca mais irá lutar com as dietas da moda ou com ganho de peso recorrente.

A dieta Atkins irá mudar a sua vida para melhor, dando a você as ferramentas necessárias para se manter saudável.

A prova está nos números – A Dieta Atkins tem funcionado para milhares de pessoas e pode funcionar para você também.

O sentimento de saber que você acabou com o regime para sempre é impagável. E melhor de tudo é que o plano e as dicas são fáceis de usar e de seguir.

Cada passo mostra o que você pode e não pode comer, e a etapa final te dá as dicas necessárias para que você se mantenha motivado para o resto da vida.

Pare de fazer regime através da mudança na sua forma de alimentação com a dieta Atkins.

Prós e contras da dieta Atkins

Você já deve ter tido acesso a várias informações, muitas delas podem até ter confundido seu entendimento sobre a dieta Atkins. 

Como tudo que se destaca principalmente na área de  perda de peso, a dieta Atkins tem muitos apoiadores e muitos oponentes.

Ao invés perder um tempão procurando informações sozinho, preparamos um pequeno resumo com uma lista de prós e contras para ajudar você a decidir se a dieta Atkins pode ser a solução que você tem procurado.

Prós:

  • Funciona. As pessoas que tiveram sucesso em completar a dieta não apenas perderam peso, mas conseguiram manter a perda. A dieta Atkins é dividida em 4 fases simples para ensiná-lo tudo que precisa saber para alcançar sua meta de perda de peso e mantê-la pelo resto da vida.
  • É popular. Por ser popular é fácil de encontrar informação, suporte, dicas e truques para ser bem sucedido na dieta.  Quase todo mundo já ouviu falar sobre a dieta Atkins e quase todo mundo conhece alguém que tentou seguir. Esta é uma grande rede de recursos para acessar caso você decida trilhar esse caminho.
  • É simples. A dieta é baseada em um príncipio simples, a restrição de carboidratos. Você não precisa saber a ciência por trás da dieta – tudo que você precisa saber é o que comer e quanto comer – a dieta mostra essas coisas em branco e preto, de forma simples.
  • Proporciona entusiasmo. A dieta cria um situação em que perder muito peso rapidamente se torna uma realidade. A emoção de pisar na balança e ver os quilos voando é algo animador e até mesmo um pouco viciante.
  • É personalizada. A dieta Atkins funciona para que você encontre seu nível individual de consumo de carboidratos que resulta em perda de peso. Você pode personalizar a dieta para que ela se adeque ao seu tipo específico de corpo.  Se encontrar no cardápio algum alimento que não gosta, você não precisa comê-lo. Se encontrar algum alimento que faz você ganhar peso, você não tem que comê-lo. Existem escolhas e diretrizes o bastante de modo que você possa adaptar a dieta para funcionar segundo a sua necessidade.

Contras:

  • É popular.  Devido à sua popularidade, todos ouviram falar da dieta e todos estão falando dela. E onde existe conversa existem rumores. Rumores espalham mentiras. Mentiras criam estereótipos. Então esteja pronto para reações desfavoráveis de seus amigos e até da sua família se tentar experimentar essa dieta.
  • Você tem que contar carboidratos. Pessoas que não gostam de contar coisas não vão gostar dessa dieta. Você tem que ler rótulos, descobrir o conteúdo de carboidratos líquidos e manter a contagem deles através do dia.
  • A fase de indução é brutal. Essa é a parte mais restritiva da dieta e se tornou a parte em que todos pensam assim que ouvem o termo Atkins. Por sorte, a indução pode durar apenas duas semanas.
  • Pode ficar tedioso. Ter que restringir constantemente sua ingestão de calorias pode levar ao tédio. A primeira parte da dieta é muito restritiva e pode irritar rapidamente, o que leva algumas pessoas a abandonar prematuramente a dieta.

Agora que você tem uma ideia de quais são alguns prós e contras, você pode decidir por você mesmo se a dieta é boa para você. 

Se for, tenha certeza de que existem diversos recursos para ajudá-lo a ter sucesso e alcançar seu peso ideal.

Efeitos Colaterais da Dieta de Atkins

Dieta Atkins-efeito-colateral

A dieta Atkins afirma poder mudar como seu metabolismo cortando os carboidratos na sua dieta e vagarosamente os reintroduzindo enquanto continua perdendo peso e buscando seus objetivos.

Fadiga

Um dos efeitos colaterais mais comuns nos estágios iniciais é a fadiga. Tipicamente, seu corpo queima calorias para obter energia. Mas quando você inicia a dieta Atkins você reduz a ingestão de carboidratos a quase nada. Isto se traduz em um esforço para mudar a fonte de energia do corpo.

Essa mudança leva um certo tempo. E provavelmente haverá um espaço de tempo entre sua última mordida de macarrão e ponto onde seu metabolismo finaliza sua mudança.

Durante este período de transição, você pode se sentir um pouco mais cansado que o normal. Fadiga é um dos efeitos colaterais mais comuns da dieta Atkins.

Para combater isso, certifique-se de tomar 8 copos de água por dia e aumente um pouco sua ingestão de sal. Um suplemento vitamínico equilibrado contendo ácidos graxos também pode ajudar.

A fadiga não é o único efeito colateral que acompanha a dieta. Médicos ligaram a dieta com um aumento no risco de problemas cardíacos, colesterol elevado, osteoporose, gota e pedras nos rins.

Pessoas com uma história pessoal ou familiar destes problemas podem estar correndo ainda mais riscos. Você sempre deve avisar seu médico quando iniciar a dieta Atkins no caso de você sofrer de alguns dos efeitos colaterais citados acima.

Mau Hálito e Constipação

Parar de comer carboidratos também pode ocasionar mau hálito e constipação. Isso ocorre devido as mudanças em seu metabolismo. Balas e laxantes podem ajudar a aliviar isso.

Avisos de Organizações Respeitáveis

É importante ressaltar que diversas organizações de saúde como a American Heart Association e a American Cancer Society. Aconselham contra a dieta por seus possíveis efeitos colaterais sobre a saúde do indivíduo.

Essas organizações também citam uma maior chance de aneurismas, diabetes e obesidade.

Agora com todas essas informações você pode decidir por você mesmo

Apenas você pode decidir se esses efeitos colaterais valem a possível recompensa dessa dieta.

Se você está inseguro quanto aos riscos, fale com seus médico sobre seus planos. E sempre busque atenção médica se sentir qualquer efeito colateral. Isso serve para qualquer dieta para perder peso.

2 Comentários - Deixe seu Comentário

Deixe Seu Comentário