Como a Insônia Pode Prejudicar a Saúde

Veja nesse artigo Como a Insônia pode Prejudicar a sua Saúde

A insônia é muito prejudicial para o corpo para dieta. Ter uma boa noite de sono é primordial para que o corpo recupere suas energias e o organismo funcione melhor.

De acordo com profissionais da área a abstinência de sono causa vários sintomas ruins para o nosso metabolismo.

Alguns deles como sonolência, falta de atenção, perda de memória, dificuldade de realizar atividades mais complexas ou que necessitem de respostas rápidas, entre outros.

Isso ocorre porque a quantidade de energia exigida para fazer as atividades do dia a dia é maior que adquirida durante o tempo de repouso.

insonia - ovelha-dormindo

Riscos

A abstinência frequente de sono pode levar a síndromes e doenças graves. Segundo neurologistas, os efeitos se acumulam e o sistema imunológico fica com o funcionamento comprometido.

Há evidências de que esse déficit aumenta o risco de obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares em geral, infecções, transtornos depressivos e outros.

Por outro lado, quando se dorme demais, o corpo também pode apresentar esses sintomas. O ideal é descansar entre seis e oito horas diárias.


Como a Insônia pode prejudicar a saúde

E, por trás de noites mal dormidas, pode existir um motivo maior. Um dos problemas que causam a falta de sono é a insônia, caracterizada pela dificuldade em atingir um sono de qualidade.

A fadiga, a sonolência diurna, desempenho lento e mau humor são os principais sintomas. O tratamento pode variar de pessoa para pessoa e envolve atuar sobre fatores comportamentais ou medicamentos.

Ter uma rotina com horários regulares para adormecer, associar a cama somente ao sono, não realizar outras atividades no quarto, manter o ambiente silencioso e escuro, evitar exercícios pesado à noite, não ingerir álcool, não dormir durante o dia, entre outros.

O sono ideal

O tempo que garante uma boa noite de sono varia de acordo com diversos fatores como a idade. Adultos dormem menos que crianças e adolescentes, por exemplo.

Além disso, é preciso criar um clima propício e tranquilo para adormecer. Um bom colchão também é importante para garantir sucesso no sono.

Veja este infográfico com informações sobre Insônia

insônia

Deixe Seu Comentário