Chá Oolong e os benefícios Para Saúde

O Chá Oolong encontra-se bem no meio. Entre o chá verde e o chá preto, e por isso é chamado de semi-oxidado.

Originário da cultura chinesa, o Chá Oolong é semi-oxidado e semi-fermentado. Ele possui um aroma delicioso, tem um gosto amargo e um pouco adocicado, lembra o gosto do chá verde.

Possui baixos níveis de cafeína, e com isso se torna bastante relaxante para beber. Ele é rico em antioxidantes, minerais como o cálcio, potássio, selênio, cobre e manganês. Também tem multi vitaminas como A, B, C, E e K. Além de muitos ácidos fólicos e niacina. Todos estes nutrientes juntos fazem com que o Chá Oolong seja um ótimo remédio caseiro para vários problemas.

O chá é feito das mesmas folhas e dos brotos da Camellia sinensis. Há muitas variedades diferentes de Chá Oolong e assim, uma ampla variedade de sabores e aromas. O nome oolong vem do chinês e significa chá do dragão negro.

Chá Oolong - variantes - tipos

O processo de fermentação do oolong reduz seu valor nutricional quando comparado ao Chá Verde ou ao Chá branco, no entanto, ele continua sendo uma bebida bastante saudável.  

Veja abaixo 7 benefícios do Chá Oolong para saúde:

Prevenção do Câncer: Os antioxidantes no Chá Oolong não são tão potentes como no chá branco ou Chá Verde, mas continuam sendo poderosos na prevenção do câncer.

Eles reduzem os riscos de danos dos radicais livres às células e DNA, um cooperador bem conhecido em prevenir uma série de diferentes tipos de câncer.

Rico em Antioxidantes: Embora a fermentação reduza a concentração de antioxidantes do chá. O Chá oolong continua sendo uma boa fonte destes compostos tão essenciais para uma vida saudável.

Saúde Cardiovascular: Um estudo da Universidade de Kyoto, no Japão diz que beber Chá oolong esta conectado à redução do risco de doença cardiovascular.

O estudo descobriu que beber uma quantidade moderada, em média de 1 à 6 xícaras de Chá oolong por semana. Resultou em uma redução de risco de 38% em homens e uma redução do risco de 22% em mulheres de adquirirem doenças cardiovasculares.

O chá tem a capacidade de ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol.

Chá Oolong - xicaras-chas
Perda de Peso: Estudos realizados mostram que os compostos de polifenóis vindos do oolong tem efeitos anti-obesidade em testes realizados com camundongos. O Chá Oolong ajuda a acelerar o metabolismo e assim ajuda o corpo a queimar gordura.

Problemas de Pele: Um estudo descobriu que beber Chá Oolong é um tratamento eficiente contra dermatites tópicas. Os poderosos antioxidantes contidos no chá ajudam a eliminar as toxinas da pele. Elas contribuem para problemas relacionados com a idade, como manchas e rugas.

Chá Oolong também pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol da radiação ultravioleta.

Fonte de Energia: A pequena quantidade de cafeína no chá oolong pode fornecer um boa fonte de energia. E o melhor sem os picos de energia que muitas vezes acontecem devido ao consumo de café que é muitas vezes lotado de açúcar e creme.

Saúde Óssea: Estudo feitos sugerem que beber chá durante longos períodos pode ajudar a aumentar a densidade mineral dos ossos e ajudar a prevenir a osteoporose.

Emagreça bebendo chá Oolong!

Pesquisas já comprovaram que mulheres que tomam uma xícara de chá Oolong após o almoço perdem em média 10% de gordura. Enquanto as que tomam o chá verde (também muito indicado para dietas) perdem apenas 4%.


Por este motivo, o Oolong é bastante indicado para aquelas mulheres que desejam emagrecer. Mas principalmente para casos de obesidade. Ele trabalha acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a queimar gorduras mais rapidamente.

O ideal é consumir de uma a duas xícaras do chá três  vezes ao dia, de preferência após o almoço e no lanche da tarde e duas horas antes de dormir. É importante que ele seja consumido sempre juntamente com alguma outra comida para não agredir o estômago.

É fácil encontrá-lo a venda em lojas de produtos naturais ou em lojas de produtos orientais, e também na internet.

Infográfico

Chá Oolong - infografico

Deixe Seu Comentário