Chá de Rooibos – É ótimo para Saúde

Já ouviu falar Chá de Rooibos? Feito a partir de arbustos da família das Leguminosas?

O Chá de Rooibos é feito a partir de um arbusto de nome científico Aspalathus linearis. Ele é nativo da África do Sul, na região de Cedarberg. Desde tempos remotos, as tribos sul-africanas utilizavam as folhas deste arbusto para preparar uma bebida quente, saudável e com propriedades medicinais.

As folhas oxidadas da planta rooibos são normalmente referidas como o chá de Rooibos. Ou chá vermelho e consumido como dessa forma. 

No início do século XX, esta planta ficou conhecida em todo o mundo. Passando a figurar na lista das plantas medicinais da África do Sul.

No entanto, somente a partir da Segunda Guerra Mundial iniciou o seu consumo como chá. Isso se deve aos seus benefícios, e logo ganhou bastante notoriedade nos últimos anos.

Rooi bos é uma expressão africana que significa, literalmente, “arbusto vermelho”

O chá tem sabor suave e adocicado. Devido aos óleos essenciais e flavononas – um tipo de frutose que não tem calorias.

Esta infusão vermelha não tem cafeína e possui uma quantidade generosa de minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio e zinco. E ainda tem propriedades digestivas que ajudam a combater alguns problemas de saúde.

Ao contrário dos chás branco, Chá Verde, Chá Preto e  Chá Oolong, que são todos feitos da mesma planta e oferecem benefícios semelhantes. O Chá de Rooibos oferece seu próprio complexo de compostos e nutrientes.


Veja neste infográfico informações interessantes sobre o Chá de Rooibos

Chá de Rooibos-infografico

Veja abaixo, alguns benefícios do Chá de Rooibos para saúde:

☕ Rico em Antioxidantes:  O Chá contém grandes níveis de flavonóides. Uma classe de antioxidantes que se destaca por sua vasta lista de benefícios. Dentre eles a redução do risco de câncer e melhora no trato cardiovascular.

Embora a quantidade de antioxidante fornecida seja considerada melhor no matcha, no chá verde e Chá branco. O rooibos continua sendo uma poderosa fonte desse nutriente.

☕ Previne Câncer: Um flavonóide encontrado e testado no Chá de Rooibos. Tem se mostrado ainda mais eficiente na prevenção dos danos gerados pelos radicais livres no corpo do que os flavonóides já conhecidos e testados dos chás verde e chá branco.

Estudos realizados em animais mostraram que ele pode ser um recurso eficaz contra tumores. Além de evitar a formação de células cancerígenas e poder ajudar a proteger o corpo contra os danos causados pela radiação.

☕ Agente Anti-inflamatórios: o Chá de Rooibos contém polifenóis, que são agentes anti-inflamatórios altamente eficazes.

☕ Benefícios Cardio Vasculares: Uma pesquisa mostrou que o consumo diário de Chá de Rooibos contribui para diminuir o risco de sofrer um ataque cardíaco. E também pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

Nesse estudo feito com Chá de Rooibos foi comprovado que ele reduz o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e mantem a pressão arterial baixa.

Como já foi dito anteriormente. Ele é uma excelente fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios que são muitos benéficos para a saúde cardiovascular.

☕ Benefícios Para o Sistema Respiratório: O Chá de Rooibos é muitas vezes utilizado no tratamento de doenças respiratórias. O teor de flavonóides no chá parece agir como um broncodilatador e um antiespasmódico.

☕ Benefícios para o Cérebro: Um estudo realizado com ratos descobriu que o chá de rooibos pode ter um efeito redutor significativo sobre a deterioração do cérebro relacionada à idade.

☕ Benefícios para Ossos e Dentes: O Chá de Rooibos contém Cálcio, fluoreto e Manganês, componentes que ajudam a manter ossos e dentes mais fortes e saudáveis.

☕ Benefícios contra Diabetes: Estudos em andamento mostram que o consumo de Chá de Rooibos pode melhorar a tolerância à glicose E aumentar a produção de insulina no pâncreas.

☕ Benefícios para o Fígado:  Pesquisas mostraram que o Chá ajudou na regeneração do tecido do fígado de ratos expostos à intoxicação prolongada. Acredita-se que consumir chá de rooibos pode oferecer um suporte para o corpo semelhante ao do fígado humano.

☕ Combate o HIV: O extrato alcalino do chá de rooibos mostrou que pode ajudar a suprimir o vírus HIV. Beber rooibos sozinho, no entanto, não  apresentou o mesmo efeito.

Deixe Seu Comentário