Chá de hibisco é ótimo para derreter gordura

O chá de Hibisco tem ação termogênica, acelera o metabolismo, emagrece e afina a cintura.

Os chás fazem bem à saúde e, em alguns casos, podem ajudar a perder peso. Para aumentar os efeitos de sua dieta em conjunto com os exercícios físicos, o chá de hibisco pode ser uma ótima alternativa, além de ajudar a conquistar uma silhueta mais fina.

Chá de Hibisco

Como emagrecer com Chá de Hibisco

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Esta planta, é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes fornecem diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a eliminação de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. 

Chá de Hibisco - planta

Este último efeito ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual acontece a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, responsáveis por acumular gordura no corpo. 

Chá de Hibisco - folha seca

 

Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial.

Os Prós do Chá de Hibisco

O hibisco é uma planta medicinal com cerca de 300 espécies, e o chá feito com a planta seca também tem propriedades diurética, calmante, digestiva, laxante suave e ação antioxidante, devido à presença de flavonoides.

Chá de Hibisco - nutrientesFonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.                 

Confira qual a porcentagem do Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 200 ml (um copo), deste chá carrega: 

  • 213% de vitamina B1
  • 123% de ferro
  • 82% de vitamina C
  • 15% da vitamina B2
  • 5% de vitamina A

* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Como Preparar:

O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco é rico em vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1 (tiamina). Todas vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam nosso corpo na captação de energia das células, principalmente auxiliando no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro. 

Os especialistas indicam que o chá deve ser feito por infusão, da seguinte maneira:

  • aquecer a água até iniciar a formação de bolinha;
  • Apagar o fogo;
  • Acrescentar as folhas secas de hibisco;
  • Deixar apurar por 5 a 10 minutos antes de ser consumido;

A proporção usada deve ser de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco, sendo esta quantidade média recomendada por dia para obter os benefícios.

2 Comentários - Deixe seu Comentário

Deixe Seu Comentário