Alimentos para manter sua Imunidade em Alta

Você sabia que existem Alimentos para manter sua Imunidade em Alta?

Existem Alimentos para manter sua Imunidade em Alta. E quando chega o inverno, eles são muito bem vindos. Pois é justamente nessa época que começam também as reclamações sobre gripes, resfriados, nariz escorrendo .

Normalmente as pessoas culpam a mudança do tempo. E para não ficarem de cama, dão início a maratona consultas médicas, remédios e em casos mais extremos até dias de licença do trabalho por conta da febre e dor no corpo.

Porém, ao contrário do conhecimento popular transmitido pelas nossas avós, não é somente a baixa temperatura que faz uma pessoa ter gripe.

Os ambientes fechados são grandes vilões nessa história e somado a isso uma grande quantidade de pessoas circulando,  que se juntam e facilitam a transmissão dos vírus ou bactérias. E nesse ponto que ter um bom sistema imunológico e muito útil pois é justamente quando o vírus entra no organismo, ele é capaz de eliminá-lo logo e sem sofrimento.

   Dito isso, o problema é que, na maioria das pessoas, a imunidade não está das melhores. Para aumentá-la é fundamental ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, controlar o estresse e, claro, ter uma boa alimentação.

Infográfico sobre os Alimentos para manter sua Imunidade em Alta

 Alimentos para manter sua Imunidade em Alta-imunidade-infografico

Nosso sistema imunológico é fundamental para viver uma vida saudável. Ele previne que ocorram doenças com a troca do tempo, resfriados entre outros . Uma maneira de que isso ocorra é através dos alimentos. Aqui serão listados alguns que vão fortalecer o sua saúde.

Descobrir se o seu sistema imunológico está fraco não é uma tarefa árdua. Basta lembrar, se você tem ficado com o nariz escorrendo, dores no corpo, resfriados e gripes, crises de herpes em curtos períodos, estomatite, amigdalite, otite. São alertas de que está com imunidade baixa .

Antes de qualquer atitude, ou auto-medicação deve-se sempre procurar um profissional da área. O médico prescreverá exames para que tenha fundamentos no diagnóstico. Tendo esse embasamento ele dirá a sua situação: se está com problemas no seu sistema imunológico ou não.

A boa notícia é que você não precisa deixar chegar nesse ponto para iniciar um contra ataque e passar a desfrutar de uma vida mais saudável. Diminuir drasticamente a ingestão de fast-foods, adotar hábitos mais saudáveis, e comer alimentos que aumentam a capacidade do sistema imunológico.

Alimentos para manter sua Imunidade em Alta-imunidade-infografico-idade

#Lista de Alimentos para manter sua Imunidade em Alta!

Se você não sabe e quer aprender quais são esses Alimentos para manter sua Imunidade em Alta para colocá-los na sua dieta, veja uma lista de alguns dicas importantes sobre quais alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

Vegetais verdes escuros

Alguns legumes e folhas como a couve, o brócolis e o espinafre tem na sua composição o ácido fólico. Um nutriente que ajuda na produção de glóbulos brancos, eles são os principais responsáveis pelas defesas do organismo.

Alimentos ricos em zinco

O zinco também é um importante elemento para preservar o seu sistema imunológico funcionando de vento em popa. Algumas carnes, castanhas, cereais integrais, sementes e leguminosas. Como a lentilha,  feijões,  o grão de bico e a ervilha, são exemplos de fontes de zinco. Ele tem um respeitável papel no combate a gripes, resfriados e outras complicações.

Cebola

A cebola é uma grande fonte de quercitina, essa substância é capaz de maximizar a função imunológica, o que é muito útil no trato de doenças virais ou alérgicas.


Tomate

Se você não costuma comer tomate pois em excesso ele pode ser ruim para o aumento do ácido úrico, repense sua atitude pois em quantidades moderadas ele é uma fonte importante de licopeno, e também remove radicais livres do organismo,  além de ajudar no combate e prevenção de doenças cardiovasculares.

Pimenta

A pimenta é mais um fonte para aumentar a imunidade. Ela tem uma substância chamada betacaroteno, que assim que entre no organismo, se transforma em vitamina A protegendo o corpo contra infecções. Mas como nada em excesso faz bem para o nosso corpo, cuidado nas doses, a pimenta pode provocar irritações na boca e problemas intestinais.

Gengibre

Esse merece destaque o gengibre melhora o sistema imunológico e tem propriedades anti-inflamatórias. Ele é rico em Vitaminas C e B6. Saiba mais sobre o gengibre.

Alimentos ricos em Selênio

Alimentos como os cogumelos (Champignon) e castanha-do-Pará são fontes de selênio, um mineral que tem características antioxidantes capazes de combater os radicais livres e  catalizar o processo de cicatrização de feridas.

Gorduras Boas

Apesar de parecer confuso saber quais são as gorduras boas, com algumas dicas vai ser fácil identificá-las. Mas cuidado as gorduras em excesso podem levar ao aumento de peso e outras complicações médicas, porém em consumo moderado, fornecem alguns ácidos graxos insaturados podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Como exemplos podemos citar o Ômega 3 e 6 que podem ajudar a melhorar o sistema imunológico, portanto, é importante inseri-los na sua alimentação e são encontrados nos peixes (salmão, sardinha) e castanhas.

Frutas Cítricas

Acerola, Laranja, kiwi, abacaxi, limão e tangerina são exemplos de frutas capazes de fortalecer o sistema imunológico. São famosos por sua característica: são ricos em vitamina C, que é um potente antioxidante capaz de aumentar suas defesas.

Oleaginosas

Não poderíamos deixar de falar delas as oleaginosas também fazem parte da lista. Como exemplos destacamos as amêndoas, castanhas, nozes e alguns óleos vegetais (canola, gérmen de trigo e girassol), pois possuem grande quantidade de vitamina E, uma vitamina que age combatendo a ruptura do sistema imunológico.

Deixe Seu Comentário