A Semente de Chia e seus benefícios

A Chia é a semente da vez!

A Chia é o nome popular da Salvia hispanica. Uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia. A planta é mais conhecida por sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.
 
A semente de chia é uma semente com propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente pequena de forma oval (cerca de 1-2 mm de comprimento) e de cores variadas (cinzentas, pretas e brancas). 

De grande poder antioxidante, 100gramas de chia equivalem à 2,5kg de tomate. Ainda, a mesma quantidade equivale ao magnésio de 200gramas de nozes, segundo a nutricionista Karin Honorato.

Essa semente possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio e quase 20% da sua composição é proteína de alto valor biológico.

E de onde vem sua  fama como auxiliar no processo de emagrecimento? Nas fibras presentes em grande quantidade.

A Semente de Chia e seus benefícios

chia-beneficios

Veja mais dos seus benefícios:

  • Ação anti-inflamatória: O ômega 3 é um poderoso aliado no combate da inflamação corporal.
  • Melhora do trânsito intestinal, sendo eficaz na constipação (intestino preso).
  • Aliada nas dietas de emagrecimento: Suas fibras solúveis formam um composto gelatinoso , tornando a digestão mais lenta e aumentando a saciedade.
  • Melhora a resistência e recuperação muscular para quem pratica atividade física, pela presença de proteínas vegetais, ômega 3 e sais minerais.
  • Possui excelente qualidade de proteína de origem vegetal, sendo indicada para dietas vegetarianas.
  • Mantém a boa saúde cerebral, melhorando a memória, a depressão e ansiedade.
  • Antioxidante: Seus compostos bioativos auxiliam no combate aos radicais livres.
  • Controla a diabetes: aliada a uma dieta específica, a  grande quantidade de fibras presentes na chia, auxilia na melhora da sensibilidade à insulina, melhorando os níveis de glicemia após a refeição.
  • Auxilia o combate às doenças cardiovasculares e colesterol aumentado.

Deixe Seu Comentário