10 alimentos que vão bombar em 2016

Aqui vai uma lista dos Alimentos que vão Bombar e virar tendência este ano de 2016

A principal dica dos nutricionistas sobre os alimentos que vão bombar esse ano, e também para entrar em forma é sempre buscar uma alimentação que seja balanceada e apostar em um cardápio saudável. Mas a dúvida é: Quais os alimentos que vão se tornar os mais consumidos das dietas?

Já tivemos a fase da tapioca e dos alimentos zero glúten, por exemplo. Agora os especialistas estão apostando em leites vegetais, cogumelos e algumas raízes.

Vasculhamos na rede e montamos uma lista com os 10 alimentos saudáveis que devem se tornar tendência neste ano e que ainda trazem diversos benefícios. Veja o que você provavelmente vai incluir na dieta e os motivos para fazer isso:

Veja abaixo a lista com os alimentos que vão bombar em 2016

Alimentos que vão Bombar 1 – Leites vegetais

alimentos que vão bombar - leites vegetais

Cada vez mais populares as bebidas de origem vegetal têm atingido esse patamar. Pois o número de intolerantes a lactose têm aumentado consideravelmente na última década. 

Já encontramos disponíveis no mercado algumas variedades e o melhor de tudo isso é que se pode fazer vários tipos de “leites” em no conforto da sua casa.

Eles são ricos em fibras, podem também conter uma boa quantidade de proteína e são ótimos substitutos ao leite de origem animal.

Mas cuidado, é preciso ter cautela na ingestão de cálcio quando for substituir o leite animal pelo vegetal. Normalmente esses leites, como o de soja, arroz, amêndoa, aveia, castanhas, não tem cálcio naturalmente em sua composição, então, quando for escolher, dê preferência aos que vêm enriquecidos com cálcio.

Alimentos que vão Bombar 2 – Cogumelos

alimentos que vão bombar - cogumelos shitakeCogumelo Shitake

O vegetarianismo tem sido tendência de uns tempos para cá. Muitas pessoas vêm optando por diminuir o consumo de carnes por acreditarem ser mais saudável adotar uma alimentação vegetariana.

Os cogumelos são uma boa opção para serem substitutos destes alimentos. São fontes de fibras, possuem vitaminas do complexo B e são ricos em ácido fólico, que previnem doenças cardiovasculares.

Alimentos que vão Bombar 3 – Edamame

alimentos que vão bombar - edamame

Outra onda que veio com força é a onda da proteína. Atualmente aumenta cada vez mais o número de pessoas que se preocupam com a ingestão de proteína nas dietas. Principalmente, devido as recomendações da OMS em relação aos alimentos processados.

O edamame é a soja verde (grão imaturo) preparado dentro da vagem com alguns condimentos. Muito comum nos países orientais, o edamame é uma boa fonte de proteínas. Com baixo teor de gordura e também auxilia na redução de peso já que apresenta alto teor de fibras.

Alimentos que vão Bombar 4 – Inhame

alimentos que vão bombar - inhame

O inhame é uma fonte de carboidrato de baixa carga glicêmica (não eleva a glicemia) e pode amenizar os sintomas da TPM, como as cólicas, irritações e mudanças de humor.

Sua maior região de consumo é no Norte e Nordeste do nosso país. Pode ser utilizado no café da manhã ou lanche da tarde.

Alimentos que vão Bombar 5 – Cacau

alimentos que vão bombar - chocolate

Esse alimento pode te ajudar a combater gorduras indesejadas. A quantidade de catequinas presentes só perdem para alguns outros alimentos como o matcha, e a goji berry.

Esses nutrientes atuam como vasodilatador e ajudam a queimar gorduras localizadas. Além disso é muito rico em polifenóis, um potente antioxidante que age neutralizando os radicais livres que podem ser responsabilizados por muitos danos ao organismos. Como por exemplo o envelhecimento precoce da pele.

Mas atenção o cacau é quase totalmente consumido através dos chocolates, então é importante observar que o chocolate correto e liberado para consumo é o chocolate com 75% de cacau.

Uma dica é que ele é um ótimo alimento para ser consumido antes dos treinos. Pode ser consumido (10g de chocolate 75%) à tardinha para controlar ansiedade e estimular a produção de serotonina.

Alimentos que vão Bombar 6 – Manteiga de amendoim

alimentos que vão bombar - manteiga de amendoim

Com a busca cada vez maior pelo bem-estar físico, a prática de atividades físicas é um dos principais meios para atingir esse objetivo. Logo os alimentos que auxiliam na melhora performance durante o treino são considerados muito bem-vindos, um bom exemplo pode ser a manteiga de amendoim.

Ela é fonte de proteína, energia e também de gordura mono e poliinsaturada. Mas, atenção, vale ressaltar que a indicação é somente para a manteiga de amendoim pura. Algumas podem ter em sua composição a adição de açúcar e gordura hidrogenada que não trazem o mesmo benefício.

Alimentos que vão Bombar 7 – Kefir

alimentos que vão bombar - kefir-leite

É um probiótico feito a partir da fermentação do leite tanto os de origem animal quanto os de origem vegetal e o mais importante pode ser feito em casa.

Ele tem a capacidade de melhorar o funcionamento intestinal, é rico em triptofano que tem a capacidade de melhorar o humor, e ainda pode proporcionar uma boa noite de sono.

Além disso, fortalece o sistema imunológico, deixando seu corpo mais preparado para a correria do dia a dia.

Alimentos que vão Bombar 8 – Grãos germinados

alimentos que vão bombar - graos germinados

Uma informação muito interessante é que durante o processo de germinação, a planta produz enzimas que podem ajudar o nosso organismo a fazer a digestão e aumentar em até 200% a concentração de vitaminas do complexo B.

Elas fazem isso como forma de proteção contra possíveis patógenos, fitoquímicos.

Para fazer grãos germinarem em casa, basta colocar os grãos em um recipiente, depois borrife um pouco de água e cubra. Após dois dias os grãos estarão germinados e podem ser utilizados para serem consumidos em sucos ou em saladas.

Alimentos que vão Bombar 9 – Tigernuts

alimentos que vão bombar- tigernuts

O nome pode passar um ideia errada mas esse alimento é uma raiz, e não uma noz como o nome sugere, é utilizada há mais de quatro milênios como fonte de fibras (mais de 20%), magnésio e ômega 9.

Seu sabor é levemente adocicado, e pode ser uma boa opção para ser consumido como um lanche no fim da tarde ou também ser batido no liquidificador para ser usado na forma de farinha e ser utilizado em receitas.

Alimentos que vão Bombar 10 – Feijão Azuki

alimentos que vão bombar - feijao azuki

Entre os feijões, o azuki é o que menos contém carboidratos que causam gases (rafinose, por exemplo), mas isso não elimina a necessidade de colocar de molho essa fantástica leguminosa.

O feijão Azuki tem em sua composição zinco e magnésio que melhoram a resposta antioxidante do corpo, vitaminas do complexo B e auxilia no controle da pressão arterial.

Deixe Seu Comentário